Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Braga é exemplo na definição de políticas de Democracia Participativa
Câmara Municipal aprova protocolo para o fornecimento de carne cachena nas escolas de Arcos de Valdevez

Braga é exemplo na definição de políticas de Democracia Participativa

Arcos de Páscoa dos Centros de Convívio em exposição no Largo António Lopes

Braga é exemplo na definição de políticas de Democracia Participativa

Braga

2018-03-16 às 14h01

Redacção Redacção

Fórum da Rede de Autarquias Participativas decorreu no gnration

Citação

Na implementação, disseminação e valorização de políticas de democracia participativa, Braga é um exemplo para o País. Esta é a opinião do presidente da Rede de Autarquias Participativas, José Manuel Ribeiro, que, à margem do Fórum Regional do Norte que esta estrutura colaborativa realizou hoje, 16 de Março, no gnration, elogiou o trabalho desenvolvido pelo Município Bracarense na implementação de boas práticas e definição de políticas com vista à participação activa dos cidadãos na vida da Cidade.

Para o também autarca de Valongo, Braga é um exemplo para o País em termos de democracia participativa, uma vez que soube perceber a importância desta nova tendência política, criando os mecanismos e os canais necessários para uma participação activa da sociedade, elogiou José Manuel Ribeiro, desejando que todos os Municípios de Portugal percebam a importância de abrir a porta aos mecanismos de democracia participativa.
Nesse sentido, o presidente da Rede de Autarquias Participativas deixa um aviso aos responsáveis pelo poder local que se mostram reticentes à incrementação deste tipo políticas. Ou os Autarcas que ainda não perceberam a importância destes mecanismos aderem por vontade própria e por convicção, ou quando um dia perceberem essa importância seguramente já não serão Autarcas, alertou José Manuel Ribeiro.

Desde a primeira hora que Braga esteve empenhada na fundação da Rede de Autarquias Participativas. Constituída em 2014, no âmbito do projecto Portugal Participa, esta estrutura é composta por cerca de cerca de 60 os municípios e surgiu num contexto de exploração e aprofundamento dos mecanismos de participação dos cidadãos ao nível das autarquias locais. Enquanto estrutura colaborativa, pretende promover o encontro entre diferentes iniciativas, favorecer a troca de experiências, ampliar a sua visibilidade pública e o reconhecimento institucional e estruturar uma cooperação entre instâncias de governação local.

Para António Barroso, membro do Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara Municipal de Braga, este é o reconhecimento do trabalho efectuado pelo Executivo Bracarense nesta área ao longo dos últimos anos.
Não somos apenas nós a dizer que Braga está na linha da frente nesta matéria. Este reconhecimento externo já vinha sendo feito a nível nacional e internacional. Temos sido chamados a partilhar as nossas experiências participativas em vários palcos, como no fórum ibérico que se realizou nos Açores ou no fórum internacional que decorreu no Canadá, e isto é o reconhecimento de Braga além-fronteiras, explicou António Barroso, sublinhando que em Braga a democracia participativa não é um mero adorno, pois está presente de forma transversal na actuação do Executivo Municipal para estar mais perto da população.

Desde os vários Orçamentos Participativos, às várias iniciativas descentralizadas, como reuniões de Câmara e assembleias municipais, passando pelo atendimento semanal à população quer dos vereadores e quer do Presidente, ou pelo Provedor do munícipe, a Autarquia Bracarense continua a trabalhar par dar continuidade a esta aproximação à sociedade.

A dar corpo a este reconhecimento, Braga foi convidada pelo Observatório Internacional da Democracia Participativa (OIDP) para estar presente numa conferência do Conselho da Europa que irá decorrer no mês de Junho, em Bilbau, Espanha.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho