Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Braga cria Laboratório de Inovação Urbana
Principal dia reúne milhares nas ruas

Braga cria Laboratório de Inovação Urbana

Vila Praia de Âncora assinala centenário

Braga cria Laboratório de Inovação Urbana

Ensino

2018-10-20 às 06h00

Redacção Redacção

Ricardo Rio anunciou ontem a criação de um Laboratório de Inovação Urbana (LIU) para desenvolver projectos inovadores dentro dos vários contextos da gestão municipal e que posteriormente serão implementados pela autarquia bracarense.

Citação

Braga vai criar um Laboratório de Inovação Urbana (LIU) para desenvolver projectos inovadores dentro dos vários contextos da gestão municipal e que posteriormente serão implementados pela autarquia bracarense.
A medida foi anunciada ontem, por Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga, adiantando que esta valência vai envolver projectos fundamentais como as Bolsas de Inovação e Projecto (BIP), o Observatório Urbano e a Sala de Controlo e Gestão Urbana, de forma a “potenciar e aproximar a relação entre o conhecimento produzido nas Universidades com o território”.

O edil bracarense, que participava no workshop do Centro de Território, Ambiente e Construção (CTAC) da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, no campus de Azurém, em Guimarães, explicou que este projecto “pretende criar um ambiente de inovação na Cidade de Braga”, com o suporte de parceiros estratégicos como a UMinho, o Centro de Computação Gráfica (CCG) e o Laboratório Internacional de Nanotecnologia (INL).
“Este Centro Inteligente de Inovação Urbana será criado no centro da cidade e vai incorporar os bolseiros de investigação, professores e investigadores das entidades parceiras. Vamos contratar jovens licenciados para desenvolverem projectos específicos de inovação dentro da realidade da gestão urbana, que estarão em contacto com os técnicos municipais na formatação de novas políticas que fomentem a qualidade de vida dos cidadãos”, explicou Ricardo Rio. Simultaneamente será instalado um Centro de Controlo que irá gerir toda informação e avaliar projectos que serão desenvolvidos no contexto das várias áreas de actuação municipal.

O LIU irá promover o desenvolvimento, validação e teste de novas tecnologias, serviços e respectivas aplicações em contexto real, tendo em vista reduzir as emissões de gases com efeito estufa e a intensidade carbónica provenientes das actividades e serviços, a implementação de medidas de mobilidade para reduzir o congestionamento de tráfego, assim como caracterizar os comportamentos e estilos de vida da população.“As tecnologias a implementar serão, maioritariamente, nas áreas temáticas da mobilidade, eficiência energética e hídrica e estão também previstas acções de cidadania e da dimensão social”, referiu o autarca durante a sessão que contou ainda com a presença do presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança.

Aludindo ao tema do work-shop, ‘Cidades e Território - Desafios e Oportunidades’, Ricardo Rio lembrou um dos grandes desafios que os territórios enfrentam actualmente prende-se com a captação de talento. “Para captar e reter talentos, as cidades têm que oferecer aos cidadãos algo que seja diferenciador. Actualmente não basta o acesso ao emprego, é preciso algo mais e isso tem a ver com a qualidade de vida, com a competitividade, com a inclusão e com a sustentabilidade”, concluiu.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho