Correio do Minho

Braga, terça-feira

Bois desfilam pelas ruas de Arcos de Valdevez numa tradição com 70 anos
Imagem gigante de Walter Nu impressiona às portas do Pio XII

Bois desfilam pelas ruas de Arcos de Valdevez numa tradição com 70 anos

Póvoa de Lanhoso dá boas-vindas com grande Festa do Emigrante

Alto Minho

2018-03-15 às 16h50

Redacção

Trinta bois das raças minhota e barrosa vão desfilar, no domingo, pelas principais artérias de Arcos de Valdevez numa tradição pascal com mais de sete décadas.

O desfile abre com 10 pares de vacas de raça cangadas à moda antiga, acompanhadas por mais de 500 figurantes, também vestidos à moda antiga, com os trajes regionais, explicou o vereador da Cultura, Olegário Gonçalves.
Típica do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), a carne de vaca cachena tem Denominação de Origem Protegida desde 2002. A vaca cachena da Peneda é a mais pequena raça bovina portuguesa e uma das mais pequenas do mundo. O animal atinge uma altura máxima de 110 centímetros e sobrevive ao frio nas serras da Peneda, Soajo e Amarela, no PNPG.

A tradição do desfile dos bois da Páscoa, com início às 15 horas, nasceu há mais de sete décadas por iniciativa dos proprietários de talhos estabelecidos na sede de concelho, para darem a conhecer os bovinos que seriam abatidos por alturas da Páscoa.
Além das 20 vacas de raça cachena integram o cortejo 30 bois, os melhores exemplares da raça minhota e barrosa, propriedade dos talhos aderentes, que apresentam os corpulentos e bem enfeitados animais, cangados à moda antiga.

Manda a tradição que os animais que desfilam, comprados pelos talhos do concelho, sejam abatidos antes da Páscoa para que a sua carne seja consumida durante os festejos da época Pascal, explicou.
O desfile dos bois da Páscoa atrai, todos os anos, milhares de pessoas que se distribuem pela principal artéria daquela vila do Alto Minho.
A iniciativa é organizada pela ACIAB, em parceria com a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez e vários talhos e produtores do concelho.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.