Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Bibliotecas chegam a quatro praias do concelho
Mais de vinte espectáculos animam XXXVI Feira de Artesanato e Gastronomia

Bibliotecas chegam a quatro praias do concelho

Vieira do Minho: Apreensão de 503 artigos contrafeitos

Bibliotecas chegam a quatro praias do concelho

Cávado

2019-07-21 às 06h30

Redacção Redacção

Espaços estão disponíveis nas praias de Cepães, Suave Mar, Ofir e Apúlia e têm livros, jornais, revistas para leitura local ou requisição domiciliária.

Com o objectivo de promover o livro e a leitura durante os meses de Verão e aproximar a Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura da comunidade, abriram ontem ao público quatro bibliotecas de praia, disponibilizando livros e jornais até ao dia 1 de Setembro.
Assim acontece há 23 anos. Aquele que era, à data (1996) um projecto ousado, replica-se agora por todo o país. Parte do acervo da Biblioteca Municipal é disponibilizado aos veraneantes que frequentam as quatro praias do concelho.

As bibliotecas estão disponíveis nas praias de Cepães (Marinhas), Suave Mar (Esposende), Ofir (Fão) e Apúlia, funcionando diariamente, das 10 às 13 horas e das 14 às 18 horas. Nestes espaços são disponibilizados livros de diversos géneros, jornais, revistas de informação, cultura, viagens, saúde e desporto, para leitura na esplanada ou requisição domiciliária. Os veraneantes têm igualmente à disposição diversas publicações do Município, podendo ainda consultar informação turística sobre o concelho de Esposende.

Com uma frequência média anual de 18 mil utilizadores, o projecto das Bibliotecas de Praia é totalmente suportado pelo Município de Esposende e conta, ao nível dos recursos humanos, com a colaboração dos bolseiros no âmbito do serviço cívico/comunitário que prestam ao abrigo da atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior.

Aos muitos veraneantes que procuram estas paragens, Esposende proporciona quatro praias distinguidas com o galardão de Bandeira Azul, sendo ainda reconhecidas as praias da Ramalha, de Apúlia, de Ofir-Fão, de Cepães e de Rio de Moinhos, pela Deco Proteste, como detentoras da ‘Qualidade Ouro’, devido aos acessos, vigilância, equipamentos, estacionamento e qualidade da água.
Apúlia e da Ramalha foram distinguidas pela Zero – Associação Sistema Terrestre Sustentável como praias ‘Zero poluição’, devido ao facto de, ao longo das três últimas épocas balneares, terem obtido classifi- cação ‘Excelente’ e apresentarem valores zero ou inferiores ao limite de detecção em todas as análises efectuadas.
Estão, assim, reunidas as condições para disfrutar da melhor leitura nas melhores praias.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.