Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Artur Coimbra lança livro de poesia para comemorar 40 anos de vida literária
Cónegos madrugadores levam a vitória

Artur Coimbra lança livro de poesia para comemorar 40 anos de vida literária

Associação Vida Independente alarga capacidade de resposta

Artur Coimbra lança livro de poesia para comemorar 40 anos de vida literária

Vale do Ave

2018-10-22 às 09h11

Redacção Redacção

‘Palavras à procura de voz’ , o novo livro de poesia de Artur Ferreira Coimbra, é apresentado no próximo dia 26, às 21.30 horas, na Sala Manoel de Oliveira, em Fafe. Edição comemora 40 anos de vida literária do autor.

Citação

Tem o título de ‘Palavras à procura de voz’ o novo livro de poesia de Artur Ferreira Coimbra, chefe da Divisão de Cultura, Desporto e Juventude do Município de Fafe e colaborador do Correio do Minho, que comemora os seus 40 anos de vida literária, contados a partir da publicação da sua primeira obra ‘O Prisma do Poeta’, em 1978.
A apresentação pública do novo livro ocorre na noite do próximo dia 26 de Outubro, sexta-feira, na Sala Manoel de Oliveira, em Fafe.

A obra recolhe seis dezenas de poemas escritos nos dois últimos anos e é enriquecida por um prefácio de César Freitas, ensaísta e director da Escola Superior de Educação de Fafe e um posfácio da docente Leonor Castro, poetisa e ensaísta.
‘Palavras à procura de voz’ inclui ainda testemunhos de amigos a propósito dos 40 anos de poesia do autor. Concretamente, de Carlos Afonso, Cónego Valdemar Gonçalves, Pompeu Miguel Martins, Cláudio Lima, Júlio Ferreira Leite, Augusto Lemos, Álvaro de Oliveira, Pinto de Matos, Armando Freitas Ferreira, Benedita Stingl, Maria Amélia Fernandes, Ângelo Santos, Paulo Moreira, Ribeiro Cardoso, Acácio Almeida e Daniel Bastos.

Nesta efeméride, são ainda recolhidos poemas dedicados ao autor em diversos períodos da sua vida literária, entre os quais os de Soledade Summavielle, Acácio Almeida, António de Almeida Mattos, Armando Fonseca, Paulo Moreira e José Salgado Leite.
A capa é de Daniel Gonçalves, sobre pintura do artista fafense Orlando Pompeu.
A anteceder, actua em momento musical o Coro de Pais e Amigos da Academia de Música José Atalaya, sob a direcção do maestro Tiago Ferreira.

Artur Ferreira Coimbra é licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1982), pós-graduado em Assuntos Culturais no Âmbito das Autarquias pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1995) e Mestre em História das Instituições e da Cultura Moderna e Contemporânea pela Universidade do Minho (2000). Fundador e presidente do Núcleo de Artes e Letras de Fafe, publicou até agora seis livros de poesia e perto de três dezenas de obras historiográficas em torno de temas de Fafe, das suas gentes e instituições.

Pela sua actividade literária e historiográfica, foi galardoado com diversas distinções, entre as quais quatro ‘Microfones de Ouro’, do extinto jornal Correio de Fafe, Prémio ‘Os Mais’ do Povo de Fafe (duas vezes) e dois ‘Ardinas de Ouro’ do Notícias de Fafe, bem como as mais altas condecorações do município e da freguesia de Fafe, concretamente, a Medalha de Ouro de Mérito Concelhio, da Câmara Municipal de Fafe e a Medalha de Ouro da Junta de Freguesia de Fafe, ambas em 2003.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade
Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho