Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Arqueologia: Investigadores asseguram ter encontrado a Arca de Noé na Turquia
GNR de Amares faz apreensão de material furtado

Arqueologia: Investigadores asseguram ter encontrado a Arca de Noé na Turquia

Município de Amares vai atribuir Medalha de Ouro a António Variações

2010-04-27 às 14h13

Lusa Lusa

Um grupo de investigadores turcos e chineses assegura ter localizado a bíblica Arca de Noé no Monte Ararat, situado no Leste da Turquia, perto da fronteira com o Irão, noticia hoje a imprensa turca.

Um dos membros do grupo, o investigador chinês Yang Ving Cing, declarou que localizaram uma estrutura de madeira antiga, com mais de 4 800 anos, a uma altitude de 4 000 metros no Monte Ararat.

Cing é membro de uma organização internacional que se dedica à busca da mítica embarcação em que Noé e a família terá escapado ao Dilúvio Universal com vários animais, segundo os relatos bíblicos.

'Não é cem por cento seguro que seja a Arca de Noé, mas pensamos que a probabilidade é de 99,9 por cento', disse Cing à agência de notícias turca Anadolu.

'A estrutura do barco tem muitos compartimentos e isso assinala que podem ser os espaços onde estiveram os animais', precisou.

Adiantou que contactou o governo turco para que proteja a zona e possam ser iniciadas escavações, e que também irá pedir à UNESCO que inclua esta região na lista do património da Humanidade.

Não é a primeira vez que um grupo de investigadores assegura ter localizado a embarcação no Monte Ararat, o mais alto da Turquia, onde os relatos bíblicos localizam o episódio da arca construída por Noé para salvar-se do dilúvio.


*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.