Correio do Minho

Braga,

Arcos de Valdevez assume compromisso para a igualdade e não discriminação
Município de Vila Verde quer Romaria do Alívio inventariada

Arcos de Valdevez assume compromisso para a igualdade e não discriminação

Edição especial BragaNoivos assinala 15 anos com um desfile para noivas XL

Alto Minho

2018-08-04 às 11h15

Redacção

Mulheres estão em maioria no executivo de Arcos de Valdevez pela primeira vez. Presidente João Manuel Esteves assinou, ontem, um compormisso que visa “protenciar o princípio da igualdade em todos os aspectos da vida das e dos munícipes”.

A Câmara de Arcos de Valdevez (PSD) aprovou ontem, por unanimidade, um compromisso para a igualdade e não discriminação, para “colmatar” o desfasamento existente entre o reconhecimento deste direito e a sua concretização.
O compromisso, aprovado em reunião ordinária do executivo, visa “potenciar o princípio da igualdade em todos os aspectos da vida das e dos munícipes, por forma a colmatar o desfasamento entre o reconhecimento deste direito e do respeito pela diferença e a sua concretização real e efectiva”.

Em declarações à Lusa, o presidente João Manuel Esteves adiantou que a autarquia “tem em curso uma estratégia municipal para a igualdade que pretende dinamizar a implementação de políticas locais para a cidadania, igualdade e não discriminação”.

O autarca reforçou que durante as festas do concelho, em honra de Nossa Senhora da Lapa, que decorrem a partir de hoje e até dia 12, “será aproveitada a grande presença de residentes e emigrantes, para promover a campanha de sensibilização #VezdeIgualdade, que pretende chamar a atenção e solicitar o envolvimento de todos na promoção da igualdade entre todas as pessoas”.

Ontem também, a câmara reuniu pela primeira vez com a maioria dos seus sete elementos constituída por mulheres. João Manuel Esteves explicou que “a composição do executivo com quatro vereadoras, três do PSD e uma do PS, e três elementos masculinos, todos do PSD, incluindo o presidente, irá manter-se durante o período de um mês, devido ao pedido de substituição apresentado por um vereador”.

Nas últimas eleições autárquicas, e de acordo com os dados da Direcção Geral de Administração Interna (DGAI), o PSD alcançou a maioria absoluta ao atingir os 67,81% dos votos e garantir seis mandatos. O PS somou 17,68% e passou de dois para um vereador. “Esta situação retrata também o esforço que tem vindo a ser realizado em Arcos de Valdevez, para que esta seja uma realidade cada vez mais presente”, afirmou João Manuel Esteves.
O autarca destacou também que “no concelho há sete mulheres presidentes de junta de freguesia, vários membros femininos na Assembleia Municipal e nos órgãos autárquicos de freguesia”, salientando ainda “o, cada vez maior, envolvimento das mulheres nos órgãos directivos de instituições e organizações de Arcos de Valdevez”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.