Correio do Minho

Braga, sábado

António Costa inaugurou EB 2,3 e Secundária de Melgaço
Hospital de Braga alertou para o cancro da mama

António Costa inaugurou EB 2,3 e Secundária de Melgaço

Ricardo Rio: “A BragaNoivos é uma parceria excelente que marca o calendário do Forum Braga”

As Nossas Escolas

2018-09-12 às 06h00

Redacção

Primeiro Ministro inaugurou ontem a EB 2,3 e Secundária de Melgaço, escola que foi alvo de uma intervenção superior a 1,1 milhões de euros. António Costa defendeu que é necessário criar condições para que toda a administração pública, e não só os professores, possam ter melhores rendimentos.

O primeiro-ministro afirmou ontem que as metas da OCDE “valem o que valem”, mas defendeu que devem ser criadas condições para que a administração pública, e não só os professores, possa ter melhores rendimentos.
“As metas da OCDE valem o que valem, temos de criar condições para que não só os professores como o conjunto da administração pública possam ter cada vez melhores rendimentos”, afirmou António Costa em Melgaço, à margem da inauguração da Escola EB 2,3 e Secundária de Melgaço.
Os professores das escolas portuguesas, assim como os directores ganham, em média, mais do que outros trabalhadores com formação superior, uma tendência que contraria a maioria dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), revela um relatório ontem divulgado.

Segundo o relatório ‘Education at a Glance 2018’, “ao contrário da maioria dos países da OCDE, os professores em Portugal ganham mais do que os restantes trabalhadores com formação superior. Comparativamente, também os directores das escolas estão entre os que ganham mais”.
Para António Costa, este estudo não representa uma “notícia positiva” porque o que o Governo deseja é “que os professores, obviamente, possam ganhar mais, sem que seja a OCDE a fixar a bitola”.
O primeiro-ministro adiantou que o sucesso educativo depende de professores motivados e, quanto ao ano lectivo que agora arranca, destacou a criação de mais cinco mil vagas para o pré-escolar e “duas novidades”: a redução do número de alunos por turma e a flexibilização curricular.

Luxemburgo, Portugal e Grécia são os três países que surgem no topo da lista comparativa da OCDE, que coloca ainda os alemães e os finlandeses em 4.º e 5.º lugares.
Questionado ainda sobre as conclusões do Relatório da Democracia de 2018 ontem divulgado, segundo o qual Portugal é o 10.º país mais democrático do mundo, António Costa respondeu que este é um “lugar honroso”.
Contudo, acrescentou, esta ‘classificação’ “deve fazer ter a ambição de chegar ao primeiro lugar” para que o Portugal seja “a melhor democracia do mundo”.

Em Melgaço, António Costa inaugurou a Escola EB 2,3 e Secundária, que foi alvo de obras de requalificação geral e profunda, num investimento elegível de 1.110.000 euros, co-financiado pelo FEDER no valor de 943.500 euros.
Com 30 anos de existência, esta escola procurou ao longo do tempo, através dos seus órgãos directivos, manter a sua funcionalidade, quer nas condições que oferece aos alunos que a frequentam, quer nas condições de trabalho do seu pessoal docente e não docente. Contudo, decorrente da idade que a mesma apresenta, existia uma série de carências a melhorar, de forma a garantir melhores condições para toda a comunidade educativa.
“Esta requalificação era necessária”, realçou o autarca local , Manoel Batista. Agora, a escola tem condições para acolher 754 alunos, num total de 29 salas. “Com estas intervenções, a Escola adequa-se às actuais necessidades pedagógicas e de segurança e higiene, com as melhores condições para a recepção à comunidade escolar”, referiu o autarca, sublinhando que a educação continua a ser uma das prioridades do município, “em prol de um futuro melhor para as nossas crianças e jovens”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.