Correio do Minho

Braga, sexta-feira

Ano lectivo arranca com novo modelo nas AEC
Duzentas crianças de Famalicão ilustram as “Aventuras de Dom Quixote de La Mancha”

Ano lectivo arranca com novo modelo nas AEC

Hospital: Presidente da Câmara defende nova PPP

As Nossas Escolas

2018-08-17 às 06h00

Teresa M. Costa

Programa Municipal de Enriquecimento Curricular prevê um modelo diferente para as actividades de enriquecimento curricular do 1.º ciclo, já a partir deste ano lectivo, esperando-se que traga estabilidade nesta matéria.

O ano lectivo que arranca em Setembro traz um novo modelo para as actividades de enriquecimento curricular (AEC) nas escolas do 1.º ciclo do ensino básico do concelho de Braga.
Em nome de uma maior estabilidade nestas actividades, a opção do Município de Braga e dos agrupamentos de escolas do concelho recaiu na ‘adjudicação’ a uma terceira entidade que pode ser uma associação local, uma instituição particular de solidariedade social ou mesmo uma empresa.
“Espera-se que este acordo tripartido a estabelecer entre Município, Agrupamento e uma terceira entidade dê a estabilidade necessária” justifica a vereadora da Educação da Câmara Municipal de Braga, Lídia Dias, que explica que esta opção surge da necessidade de os próprios agrupa- mentos quererem estabelecer parcerias locais.

Por outro lado, e pelo diminuto número de horas, os agrupamentos tinham dificuldade em recrutar professores para as AEC.
Cabe a cada agrupamento escolher a entidade local que vai assegurar as actividades, uma escolha que poderá ir ao encontro do respectivo projecto educativo.
“O Município entendeu que cabia a cada agrupamento fazer a prospecção de terreno para avaliar a oferta disponível” explica a vereadora da Educação.

Em vez das mesmas actividades para todas as escolas do concelho, os agrupamentos poderáo oferecer aos seus alunos AEC que se enquadrem no seu projecto educativo.
Neste contexto, há agrupamentos que vão optar pelas ciências experimentais, outros pela dança, entre várias outras possibilidades, aponta a responsável pelo pelouro da Educação.
Lídia Dias garante que os esforços são no sentido das AEC?arrancarem logo no início do ano lectivo.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.