Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Alunos já têm aulas no Mechatronics Factory Lab
Concurso de Pintura ao Ar Livre António Fernández acolheu 52 pintores de diferentes origens

Alunos já têm aulas no Mechatronics Factory Lab

II Loureiro de Ponte de Lima ConVida: vinhos e produtores de oito regiões demarcadas reuniram milhares de visitantes

Alunos já têm aulas no Mechatronics Factory Lab

Ensino

2019-03-16 às 08h00

Redacção Redacção

IPCA já tem em funcionamento o Mechatronics Factory Lab (M-Factory Lab), um projecto pioneiro em Portugal, que engloba ainda uma Oficina Automóvel do Futuro. Investimento foi de 800 mil euros.

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) já tem em funcionamento o Mechatronics Factory Lab (M-Factory Lab), um laboratório industrial que proporciona as melhores condições para a formação em contexto prático, nas áreas da mecatrónica, mecânica, robótica, maqui- nação e gestão industrial.
Em comunicado, o IPCA refere que “as melhores práticas aliam-se à investigação desenvolvida no centro de investigação 2Ai – Applied Artificial Intelligence Laboratory – através da aplicação de tecnologias de inteligência artificial e machine learning ao ambiente da oficina automóvel, tornando assim a oficina do futuro um projecto único no país”.
Através da sua Escola Superior de Tecnologia (EST), o IPCA integra na sua oferta formativa e de investigação áreas que definem a mecatrónica como a disciplina conducente ao futuro das actividades da engenharia, sendo o M-Factory Lab um laboratório onde todas estas valências encontram um denominador comum para os mais diversos campos de aplicação.
Inspirado no futuro do fabrico industrial – Factory 2050 [AMRC - Advanced Manufacturing Reseacrh Center (fábrica de última geração do Reino Unido)] – e nas tendências das oficinas inteligentes no sector automóvel, o M-Factory Lab apre- senta um layout adaptativo às necessidades evolutivas, com bastante flexibilidade na distribuição da sua área total de 644 metros quadrados distribuída por dois pisos: o piso térreo destinado a oficinas de trabalho, apoiadas por balneários, e o primeiro andar dedicado ao ensino teórico-prático com uma sala de aula devidamente equipada e com vista panorâmica sobre as oficinas.
O edifício foi construído no Campus do IPCA, em Barcelos, com preocupações ambientais, integrando materiais que contribuem para uma maior eficiência energética, dando especial atenção aos sistemas de climatização e iluminação, utilizando domótica industrial para garantir o controlo dos equipamentos e programação da sua gestão inteligente.
A presidente do IPCA, Maria José Fernandes, considera a conclusão deste edifício mais uma etapa conquistada: “Esta é uma obra que nos dignifica a todos. É um projecto do IPCA que serve naturalmente a sua comunidade académica, em especial os estudantes dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais e dos Cursos de Licenciaturas. É a pensar nos nossos estudantes, a quem devemos as melhores condições de estudo proporcionando uma melhor formação e experiência no IPCA, que todos os dias queremos fazer mais e melhor”.
Com projecto da autoria do arquitecto Pedro Magalhães, a obra representou um investimento de 800 mil euros que não sofreu qualquer derrapagem orçamental.
No Mechatronics foi criado um laboratório de maquinação avançada com tecnologias exploratórias para a indústria 4.0 e com equipamento da HAAS e uma oficina automóvel equipada com a mais recente tecnologia da Bosch, recorrendo ao conceito Connected Repair.
Estes laboratórios vão dar apoio à formação dos estudantes e ainda apoiar a inovação e transferência de tecnologia para a indústria num ambiente que vai fomentar o expectável para a indústria do futuro.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.