Correio do Minho

Braga, segunda-feira

Alunos de Vila Verde elaboram Ebook de Receitas
Município de Esposende sensibiliza jovens para Igualdade de Género

Alunos de Vila Verde elaboram Ebook de Receitas

Empate com a Rússia adia decisão para a última jornada da Taça das Regiões UEFA

Ensino

2018-07-04 às 00h00

Redacção

Alunos do 1º Ciclo do concelho de Vila Verde elaboraram ebook com receitas à base de frutas e hortícolas.

O ebook 'Regime de fruta escolar' foi elaborado pelas escolas do 1º ciclo do concelho de Vila Verde e é constituído por mais de 20 receitas à base de fruta e hortícolas, desde doces a salgadas, onde todas têm como propósito o estilo de vida saudável.

Este projeto faz parte do programa 'O Regime de Fruta Escolar', instituído no âmbito da União Europeia e aplica-se aos estabelecimentos de ensino público, aos alunos que frequentam o 1º ciclo dos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas e tem como finalidade contribuir para a promoção de hábitos de consumo de alimentos benéficos para a saúde das populações mais jovens e para a redução dos custos sociais e económicos associados a regimes alimentares menos saudáveis.

Além da distribuição de frutas e legumes, o programa prevê a implementação de estratégias que incluam iniciativas educativas e de sensibilização, bem como a partilha de bons hábitos alimentares, designadamente, a organização de visitas a quintas, a mercados e a centrais horto frutícolas, assim como fornecimento de sacos de sementes destinados à realização de sementeiras.

Este ano letivo (2017-2018) a proposta foi elaborar este ebook, onde o objetivo passa por promover hábitos de consumo de alimentos benéficos para a saúde das populações mais jovens e para a redução dos custos de saúde associados a regimes alimentares menos saudáveis.

Estas medidas de acompanhamento, articuladas anualmente com os agrupamentos de escolas, são parte integrante do Programa e visam promover ações educativas e de sensibilização garantindo a sua eficácia e reforçando a importância do consumo de frutas e hortícolas.

Esta iniciativa, além de nutritivamente rica para as crianças, pretende sensibilizar não só os mais pequenos mas também as suas famílias para a importância do consumo da fruta em termos de saúde pública nomeadamente no combate à obesidade infantil.
O Município de Vila Verde aderiu ao programa do Regime de Fruto Escolar no 3º Período do ano letivo 2009/2010, e alagou a distribuição de fruta ao pré-escolar, no ano letivo 2010/2011.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.