Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Alunos de secundário na rua para exigir mais investimento no ensino
Câmara de Braga cede terreno ao SC Braga por 75 anos para pavilhão Multiusos

Alunos de secundário na rua para exigir mais investimento no ensino

Viana do Castelo investe 2 milhões em apoios sociais, promoção do sucesso escolar e projetos educativos

Ensino

2018-03-23 às 13h00

Marlene Cerqueira

Alunos da Sá de Miranda, D. Maria II, Alberto Sampaio e Carlos Amarante manifestaram-se exigindo mais investimento no ensino. Num universo de seis mil estudantes, aderiram menos de cem.

Não chegou a uma centena o número de estudantes que ontem participou na manifestação convocada pelas associações de estudantes das escolas secundárias da cidade, uma iniciativa que visou reclamar mais investimento para a educação e solução para questões que afectam o quotidiano dos alunos.
Oriundos das escolas Sá de Miranda, D. Maria I, Alberto Sampaio e Carlos Amarante, os estudantes marcharam pela cidade ostentando cartazes onde exigiam uma escola pública de qualidade e entoando palavras de ordem que reavivaram um grito de luta: Governo, escuta, os estudantes estão em luta.
A manifestação culminou na praça do Município, onde os estudantes partilharam as suas principais reivindicações e com Luís Marques, presidente da Escola Secundária D. Maria II a explicar aos jornalistas o que levou esta centena de estudantes a sair à rua.
As nossas escolas têm excelentes infra-estruturas, mas sentimos que falta algo. Falta, desde logo, motivação aos professores, o que, em alguns casos prejudica a qualidade do ensino. Estamos aqui também a chamar a atenção para a qualidade das refeições que nos são servidas na cantina, que é pouca, tal como é a quantidade. E não podemos esquecer que os funcionários também são poucos para o número de alunos e dimensão das escolas, sintetizou Luís Marques.
O objectivo é que a manifestação em Braga levante uma onda de manifestações dos alunos do secundário a nível nacional, pois a luta é pelos que estão agora no secundário, mas também para os alunos do futuro.
Num universo de seis mil alunos, terão sido entre 80 a 100 aqueles que ontem aderiram à manifestação. Luís Marques justifica a pouca adesão com o facto de algumas escolas, como a Sá de Miranda, não ter autorizado a justificação das faltas. Ou seja, os alunos que participaram tiveram falta injustificada. Também estamos no final do ano lectivo e há alunos que estão em avaliação e outros estão a participar em torneios que estão a decorrer. O importante é que estamos cá nós para fazer ouvir a nossa voz e lutar pelas exigências de todos, acrescentou.
Numa manifestação por melhores condições para o ensino foi de estranhar a ausência da Secundária de Maximinos no protesto, sendo que é a única secundária que ainda não foi requalificada e será, por isso, a que terá mais argumentos para reivindicar. Luís Marques admitiu que Maximinos é a que tem mais motivos de queixas, explicando a ausência do estabelecimento de ensino com a falta de oportunidade para contactar a respectiva associação de estudantes. De qualquer forma, estamos cá também para reivindicar por eles, disse.
Entre os manifestantes, Ricardo Duarte, explicou ao CM que aderiu à manifestação porque está em causa a luta por melhores condições para o ensino. Este aluno frequenta a Escola Carlos Amarante.
Já Bruna Martins, aluna do Sá de Miranda, num discurso bem estruturado explicou que aderiu à manifestação porque considera que a Direcção da sua escola é muito burocrática e que há muitas situações por resolver naquele estabelecimento de ensino, a começar pela escassez de funcionários.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.