Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Agrupamento Francisco Sanches inaugura novo ‘Estúdio’ para aprendizagens inovadoras
Escola de Agra ‘vira’ Centro de Convívio e Lazer

Agrupamento Francisco Sanches inaugura novo ‘Estúdio’ para aprendizagens inovadoras

Oriz S. Miguel reviveu desfolhada, malhada e broa de milho tradicional

Agrupamento Francisco Sanches inaugura novo ‘Estúdio’ para aprendizagens inovadoras

As Nossas Escolas

2019-09-10 às 11h37

Marta Amaral Caldeira Marta Amaral Caldeira

O Estúdio de Aprendizagem é uma nova sala cheia de tecnologias digitais para motivar os alunos a desenvolver projectos que potenciem competências diversas e a sua criatividade. É mais uma aposta diferenciadora do Agrupamento Francisco Sanches.

O Agrupamento Dr. Francisco Sanches inaugurou, ontem, o seu Estúdio de Aprendizagem - uma sala inovadora, que potencia a flexibilidade de aprendizagem com recurso às tecnologias digitais. O projecto, que recebeu um investimento de 22,5 mil euros, e só foi possível pela via do Orçamento Participativo Escolar, promovido pela Câmara de Braga, e com o apoio da Junta de Freguesia de São Victor.
“É muito bom começar o novo ano lectivo, que traz sempre problemas e constrangimentos, com esta inauguração e entusiasmo de todos. É um bálsamo para que o novo ano lectivo seja muito proveitoso e decorra com enorme sucesso”, assinalou a vereadora da Cultura da autarquia bracarense, Lídia Brás Dias. “Ver este projecto concretizado é uma enorme alegria”, assumiu.

A autarca fez questão de frisar de que estes projectos só acontecem porque os professores se empenham muito para que eles se concretizem, com a “ajuda” do Município de Braga e também da junta local.
“O Orçamento Participativo Escolar é isto: dá a possibilidade às escolas de realizar algo e de capacitá-las com materiais e outro tipo de investimentos que fazem sentido no ensino”, sublinhou a responsável, elogiando a EB 2,3 Dr. Francisco Sanches como “uma escola aberta à comunidade, com muitas parcerias e iniciativas e que nos enche de orgulho a todos”.
Considerando que o concelho de Braga ainda não está “no patamar” que gostaria, Lídia Brás Dias pediu a ajuda de “todos” para se continuar o bom trabalho na Educação e, aproveitando o facto de estarem presentes nesta inauguração praticamente todos os directores de outros agrupamentos, sugeriu que o Estúdio de Aprendizagem da Francisco Sanches seja um projecto a replicar em outras escolas.

Jorge Amado, director do Agrupamento Dr. Francisco Sanches, confessou o seu “orgulho” nesta sala inovadora, que tem como principal missão cativar os alunos para novas aprendizagens.
“Mais do que um orgulho, é um princípio”, asseverou o docente. “Depois de termos inaugurado no ano passado uma Sala Multifunções, disponibilizamos agora a toda a comunidade este Estúdio de Aprendizagem, com todas as tecnologias ao dispôr, e que pretende motivar os alunos a uma aprendizagem diferente da tradicional, sem lhe impôr nada, mas que se sintam impulsionados a encontrar soluções para os problemas que encontrarem nos seu projectos, potenciando as suas competências e espírito criativo”.

Apontando para uma escola que se assume cada vez mais pela “qualidade”, Jorge Amado recorda que há 15 anos, quando chegou à escola a realidade era bem diferente. “Hoje somos uma escola de sucesso, não há indisciplina, o abandono não existe e o absentismo é praticamente inexistente, precisamente porque criámos ambientes inovadores, como este Estúdio”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.