Correio do Minho

Braga, sábado

Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio conquista Prémio António Sérgio 2017
Rede de pré-escolar de Famalicão dá resposta a todo o concelho

Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio conquista Prémio António Sérgio 2017

Associação comercial de Braga quer ocupar lugar da AIMinho

As Nossas Escolas

2018-03-25 às 14h39

Redacção

O Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio é a segunda instituição do concelho de Esposende a ser distinguida pela Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES).

Depois da Loja Social de Esposende ter recebido, na edição do Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2015, uma Menção Honrosa, na categoria Inovação e Sustentabilidade, agora foi a vez do Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio conquistar o prémio na categoria Trabalhos de Âmbito Escolar, com o projecto Meninos do Planeta da Luz.
O projecto resultou na publicação de uma obra constituída por dois volumes com o mesmo nome, um livro feito por alunos para alunos e que se baseia num dos pressupostos da escola inclusiva: a inclusão, a igualdade e a convivência democrática, envolvendo os professores, os alunos, as famílias e a comunidade social em que a escola se insere.

Para que as histórias possam ser lidas e compreendidas por todas as crianças com Currículo Específico Individual (CEI), os alunos, orientados pelos seus professores, redigiram textos simples, curtos e em letra maiúscula, acompanhados de SPC (Símbolos Pictográficos para a Comunicação). Para os alunos do Agrupamento António Rodrigues Sampaio, algumas histórias são mesmo especiais. É que os protagonistas das suas criações são os colegas com CEI, que eles tiveram o cuidado de conhecer melhor.

Com este projecto, os alunos puderam desempenhar o papel de agentes de mudança inclusivos e contribuíram para enriquecer a biblioteca escolar, que, de acordo com a Rede de Bibliotecas Escolares, o Plano Nacional de Leitura e a Direcção de Serviços da Educação Especial e Apoios Socioeducativos, deve assegurar oportunidades de leitura para todos os alunos.
O Agrupamento sublinha que a publicação da colectânea Meninos do Planeta Luz é a prova de que se consegue ultrapassar os limites da sala de aula, e estimular nos alunos a consciência da integração e da solidariedade entre os seus pares.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.