Correio do Minho

Braga, segunda-feira

ACB promove cursos EFA de Técnico de Restaurante e Apoio à Gestão
Câmara de Viana do Castelo inaugura ‘novo’ Parque Infantil de Nogueira

ACB promove cursos EFA de Técnico de Restaurante e Apoio à Gestão

Rui Gomes bisou no triunfo do Berço sobre o Ribeirão

Braga

2018-09-01 às 14h00

Paula Maia

Formações, que arrancam em Setembro, vêm responder às necessidades de tecido empresarial local, direcciona-se a desempregados, com idade igual ou superior a 23 anos.

A Associação Comercial de Braga (ACB) vai lançar já no próximos mês de Setembro dois cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) direccionados a desempregados (beneficiários ou não do subsídios de desemprego), com idade igual ou superior a 23 anos.

O primeiro é o Curso de Técnico de Restaurante/Bar e o segundo o Curso Técnico de Apoio à Gestão.
“São cursos com 13/14 meses de duração e tem uma particularidade muito importante porque conferem uma dupla certificação: além de dar equivalência ao 12.º ano, conferem uma categoria profissional na área”, assegura o director-geral da ACB.

Os ambos os casos os destinatários terão de ter o 9.º ano de escolaridade.
Os cursos decorrem a tempo inteiro, de segunda a sexta-feira, das 9 e às 13 horas e das 14 às 17 horas.
Os formandos beneficiam de algumas regalias, nomeadamente de bolsa de formação (150,11 euros/mês); subsídio de alimentação (4,77 euros/dia); subsídio de transporte (quando aplicável) e subsídio de acolhimento (quando aplicável).

No final do programa, os destinatários completam um mês de estágio em contexto de trabalho.

As inscrições para o Curso de Apoio à Gestão decorrem até 17 de Setembro nos serviços da ACB e o caso do Curso de Técnico Restaurante/Bar até 31 de Agosto, no mesmo local.
São 20 o número de vagas disponíveis para cada curso.

“O que pretendemos é ajudar a qualificar as pessoas e, sobretudo, colocá-las no mercado de trabalho, nomeadamente em áreas de grande procura”, argumenta Rui Marques.
A ministração deste cursos resulta de uma parceria da ACB com a Confederação do Comércio de Portugal.
Além dos cursos EFA, a ACB vai promover ainda quatro cursos de formação no âmbito do programa ‘Vida Activa Qualifica +.’ São cursos mais curtos, com 300 horas de formação em sala (aproximadamente três meses), completados por 600 horas de formação prática em contexto de trabalho (cinco meses aproximadamente).
O programa vai contemplar os seguintes cursos: Cozinheiro (início em Setembro); Empregado de Andares (início em Novembro), Mecânico de Serviços Rápidos (início em Setembro) e Assistente Administrativo (início em Dezembro).
Os desempregados inscritos no?Centro de Emprego são também os destinatários destas formações, mas com habilitações iguais ou superiores ao 4.º ano, sem conclusão do 6.º ano, com excepção do curso de Assistente Administrativo cujas habilitações terão de ser iguais ou superiores ao 6.º ano, sem conclusão do 9.º ano.
Estes curso decorrerão de segunda a quinta-feira, das 9 às 13 horas e das 14 às 17 horas, com excepção do curso de Cozinheiro que decorre de terça a sexta-feira no mesmo horário.
Os formandos terão direito a uma bolsa de formação (184.76 euros), subsídio de alimentação (4.77 euros), subsídio ou despesas de transporte (quando aplicável) e subsídio de acolhimento (quando aplicável).

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.