Correio do Minho

Braga, quarta-feira

A cebola é rainha em Famalicão uma tradição secular de Gondifelos
Município de Esposende reabilita ribeiras do litoral

A cebola é rainha em Famalicão uma tradição secular de Gondifelos

Presidente da Câmara Municipal de Viana recebeu 12 novos bombeiros municipais

Vale do Ave

2018-08-26 às 06h00

Isabel Vilhena

A cebola é a protagonista da feira que todos os anos, se realiza, no último fim-de-semana do mês de Agosto, em Gondifelos. Trata-se de uma tradição secular que junta mais de uma dezena de produtores e vendedores de cebolas.

A cebola é a protagonista da feira que todos os anos, se realiza, no último fim-de-semana do mês de Agosto, em Gondifelos.
Trata-se de uma tradição secular que junta, este fim-de-semana, mais de uma dezena de produtores e vendedores de cebolas, muitos deles oriundos de concelhos de vizinhos de Barcelos, Vila do Conde e Póvoa de Varzim.
Em tempos idos, esta feira realiza-se junto à antiga igreja de Gondifelos, servindo de ponto de encontro dos agricultores e produtores de cebolas para comercializar e estabelecer os preços a praticar nesse ano.
Actualmente, a feira ganhou novo impulso com a realização no parque de campismo, aliando ao outros eventos como o festival de folclore e a mostra associativa de Gondifelos que dá a conhecer a actividade do tecido associativo da freguesia.

Manuel Novais, presidente da junta da União de freguesias de Gondifelos, Cavalões e Outiz, disse ao ‘Correio do Minho’ que “a mudança da Feira das Cebolas para o parque de campismo permitiu associar ao festival de folclore e à 4.ª mostra associativa, potenciando o evento no último fim-de-semana de Agosto”.
Do programa de animação do certame, Manuel Novais destaca a noite de talentos e dj´s que ontem à noite animaram o recinto do parque de campismo. “Este ano temos o palco multiusos que vai acolher o festival de folclore e a noite de talentos”, contou o presidente da junta.
Hoje é o dia dedicado à cebola, onde logo pela manhã, são aguardados dezenas de produtores e vendedores que vão encher o espaço com toneladas de cebolas que vão ser vendidas a preços convidativos. Aqui também se encontra “boa melancia e melão” que também são muito procurados nesta feira. Manuel Novais salienta que “é aqui que é estabelecido o preço da cebola para o ano. Os diferentes agricultores vêm cá e concertam o preço da cebola que é escoada na feira”.

Neste evento, poderá também apreciar a arte de entrelaçar as cebolas, seguido de um desfile de cabos de cebolas. A cebola vai também estar no centro da cozinha, onde haverá várias demonstrações com cebolinha.
Também este fim-de-semana na freguesia de Antas, em Famalicão, recebe a sexta edição do festival ‘Sons da Celtiéria’.
A iniciativa, promovida pela câmara municipal com o apoio da junta de freguesia, tem lugar noa dro da igreja convida a entrar no universo celta.
Do programa da iniciativa destaque para a actuação do grupo espanhol ‘Briganthya’ e para a exposição ‘Os Gaiteiros no Entre-Douro e Minho’ patente no salão da sede da junta de freguesia e para a habitual mostra de produtos da terra que se realiza nos dois dias do certame.

Deixa o teu comentário

Últimas Vale do Ave

18 Dezembro 2018

Magia do Natal invade Vizela

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.