Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Câmara de Montalegre entrega mais de 35 mil euros em apoio à exploração de pequenos ruminantes
Caminha: Detido por posse ilegal de arma

Câmara de Montalegre entrega mais de 35 mil euros em apoio à exploração de pequenos ruminantes

Semana Santa pelos olhos dos mais novos

Câmara de Montalegre entrega mais de 35 mil euros em apoio à exploração de pequenos ruminantes

Nacional

2016-12-17 às 14h55

Redacção Redacção

Tal como sucedeu o ano passado, a autarquia de Montalegre voltou a conceder apoio financeiro à exploração de pequenos ruminantes. Ao todo, mais de 35 mil euros dirigidos a cerca de 40 agricultores do concelho.

Citação

Dando cumprimento a uma das bandeiras deste executivo municipal, foram entregues mais de 35 mil euros a cerca de 40 agricultores do concelho que possuem pequenos ruminantes, à luz da respectiva candidatura que fizeram junto dos serviços camarários.
Um incentivo à actividade pecuária que visa alicerçar um dos emblemas de Montalegre: a excelência dos produtos locais. Para Orlando Alves, presidente do município, «estes produtores passam momentos difíceis, sobretudo durante o inverno, com chuva intensa e ventos fortes». Daí que esta gente «que se esforça para dar sustentabilidade económica ao território e têm que lutar contra o esmagamento de preços provocado pelas grandes superfícies, que importam animais alimentados a ração, tem que ser apoiada».
 
 
Orlando Alves não se cansou de reforçar o elogio à postura dos agricultores, verdadeiro exemplo de tenacidade. Neste sentido, o edil referiu que está a pensar «ampliar o subsídio que se dá a quem está nesta atividade» até porque, esclareceu, «é preferível termos menos um troço de estrada e haver este reconhecimento para com as pessoas que estão no terreno e dão vida ao território». Além disso, continuou, «estimulam o turismo em termos gastronómicos». O presidente da Câmara de Montalegre explicou ainda que os «custos de produção dos animais são muito baixos» sendo «uma excelente oportunidade que deve ser aproveitada pelos jovens».
 
Outra matéria abordada foi o fator rentabilidade. Neste prisma, disse Orlando Alves: «para um melhor escoamento, os produtores devem controlar os nascimentos e para isso contam com o apoio dos técnicos e veterinários das associações a que pertencem». Cumprido este 'cuidado', «preenchem a grande procura em determinadas épocas do ano, como é o caso da Páscoa». A fechar, o autarca garantiu satisfação com o aumento de produtores mas é preciso triplicar: «Barroso tem que ser o concelho produtor e exportador de cabrito de qualidade para todo o território nacional. É importante entrar no mercado a um preço convidativo. O lucro e a sobrevivência do setor está na estratégia de, a partir de um preço menor, potenciar vendas muito maiores».
 

 
Presente na cerimónia, Nuno Justo, veterinário responsável pela sanidade animal da Associação Agricultores das Terras de Barroso e Alto Tâmega (AATBAT), deixou estes considerandos: «no âmbito do programa ao fomento de pequenos ruminantes, estamos a controlar os nascimentos. O objetivo é que as vendas aconteçam em períodos de maior procura, trazendo assim maior rentabilidade às explorações. Nesse sentido, houve uma evolução muito positiva. Já partimos para a fase da inseminação artificial que, apesar dos custos, vai refletir-se na qualidade dos animais. Em Montalegre, a produção de pequenos ruminantes tem futuro. Temos excelentes condições naturais para desenvolvimento de animais com grande qualidade. Estamos a crescer com os pés assentes no chão e estamos a trabalhar na melhor forma de comercialização. É uma profissão com futuro, que traz rentabilidade, talvez mais que outras no estrangeiro».

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho