Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
‘Confraria dos Bifes’ pode ser uma realidade já em 2017
Fase Municipal do Concurso Intermunicipal de Leitura do Cávado no Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro

‘Confraria dos Bifes’ pode ser uma realidade já em 2017

Escola Coral de Esposende estreia “Paixão de Cristo Segundo S. João” do compositor António Capitão Ribeiro

‘Confraria dos Bifes’ pode ser uma realidade já em 2017

Vale do Ave

2016-08-26 às 15h11

Redacção Redacção

ROMARIA de Nossa Senhora de Porto d’Ave está já a decorrer na freguesia de Taíde. Ponto alto tem lugar no dia 4 de Setembro, dia em que tem lugar a grandiosa procissão.

Citação

A freguesia de Taíde volta a acolher a Romaria de Nossa Senhora de Porto d’Ave. Os festejos tiveram início no dia 21 e prolongam-se até 4 de Setembro e integram inúmeras cerimónias religiosas, noites temáticas e a já emblemática ‘Noite Gerações’, que este ano decorre a 2 de Setembro.
O arranque dos festejos decorreu a 21 de Agosto, com o aluguer de terrenos para o comércio e a mostra de gado. Entre 40 a 50 cabeças de gado seguem para o matadouro.
Uma das novidades deste ano é a criação de uma área destinada à gastronomia. Esta novidade prende-se com o desejo de criar em Porto d’Ave a ‘Confraria dos Bifes’. Passos certos e seguros estão a ser dados para que em 2017 se pode apresentar a ‘Confraria dos Bifes’.
Concentrar tascas e restaurantes num só lugar, dando-lhes melhores condições de funcionamento, nomeadamente saneamento e canalização de água, é o que se pretende.
Junto aos bifes, os visitantes podem encontrar os saborosos melões, que dão nome e fama à Romaria de Nossa Senhora do Porto d’Ave.
Depois de um brinde à romaria que decorre hoje, às 23.59 horas, os festejos prosseguem amanhã com o início das novenas que se prolongam até 4 de Setembro, principal dia da Romaria de Nossa Senhora do Porto d’Ave. Às 14.30 horas, tem lugar o Trail & Obstáculos, onde são esperados mais de mil atletas. Às 22 horas decorre o Festival Folclórico.
Seguem-se as noites temáticas: no dia 28, Concerto do Padre Sandro & Evangelium Cantate; no dia 29, Noite Popular; no dia 30, Noite do Grupo Desportivo de Porto d’Ave; no dia 31, Noite Social; e a 2 de Setembro, a grande festa ‘Noite Geraçoes’, que este ano disponibiliza autocarro desde a vila da Póvoa de Lanhoso até à freguesia de Taíde. A noite de sábado, dia 3, conta com as actuações de Akisom, Santamaria e Meninos do Rio.

No que concerne ao programa religioso, o procissão de velas decorre na sexta-feira, dia 2 de Setembro, a partir das 21 horas. No dia 4, pelas 11 horas, celebra-se a eucaristia solenizada e, a partir das 17 horas, sai à rua a grandiosa procissão, organizada pelo Agrupamento 0817 do CNE de Taíde.

A noite do principal dia de festa é dedicado às Bandas de Música. Às 21 horas, actua a Banda Filarmónica de Amares que “entra em despique”, a partir das 22 horas, com a Banda Muscial Paramense.

A Romaria de N.ª Sr.ª de Porto d'Ave é uma das maiores e mais típicas romarias do Minho. Prevê-se que as origens da romaria sejam contemporâneas à edificação do santuário, mas o registo mais antigo é de 1835 num ‘Livro de Contas da Romaria’ exposto no Museu de Arte Sacra. Esta romaria enquadra-se numa festa mais ampla que tinha o seu ponto principal no dia 8 de Setembro, dia da Natividade de Nossa Senhora. Assim, nos dias que antecediam esta data começavam a chegar os devotos que vinham cumprir promessas ou assistir às novenas. Romeiros de várias localidades concentravam-se no ‘Terreiro das Melancias’, onde se comercializavam melões e melancias.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho