Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Seis municípios e vários parceiros unidos para valorizar Rio Cávado
Hospital da Santa Casa de Vila Verde investe em tecnologia de última geração

Seis municípios e vários parceiros unidos para valorizar Rio Cávado

Arcos de Páscoa dos Centros de Convívio em exposição no Largo António Lopes

Seis municípios e vários parceiros unidos para valorizar Rio Cávado

Braga

2016-05-03 às 06h00

Teresa M. Costa Teresa M. Costa

'Baptizada' pelo Rio Cávado, a Comunidade Intermunicipal (CIM) que leva o seu nome dá mais um sinal de união em torno deste recurso natural ao avançar com a segunda edição do projecto 'Aqua Cávado: o rio que nos une'. Entre Maio e Outubro, os seis municípios que integram a CIM do Cávado unem esforços com um conjunto de parceiros para dar corpo a sete acções que englobam uma diversidade de actividades que têm em comum a valorização dos recursos hídricos da região, com destaque para o Rio Cávado.

Citação

'Baptizada' pelo Rio Cávado, a Comunidade Intermunicipal (CIM) que leva o seu nome dá mais um sinal de união em torno deste recurso natural ao avançar com a segunda edição do projecto 'Aqua Cávado: o rio que nos une'.
Entre Maio e Outubro, os seis municípios que integram a CIM do Cávado unem esforços com um conjunto de parceiros para dar corpo a sete acções que englobam uma diversidade de actividades que têm em comum a valorização dos recursos hídricos da região, com destaque para o Rio Cávado.

O programa de acção foi divulgado, ontem, no Mosteiro de S. Martinho de Tibães, onde decorreu também a primeira actividade envolvendo alunos de escolas do concelho de Esposende.
Para o presidente da CIM Cávado, Ricardo Rio, o ‘Aqua Cávado’ é o reconhecimento “da relevância que o Rio Cávado tem para as nossas comunidades”.
É neste contexto que os seis municípios renovam o projecto, que teve a sua primeira edição o ano passado, “sem financiamento e com redobrada ambição” assume Ricardo Rio.

O também presidente da Câmara Municipal de Braga reconhece que há custos envolvidos no projecto, mas justifica que “é tudo para dar cada vez mais corpo à ambição de ter um rio mais requalificado, mais fruível e mais indutor da marca deste território”.

Ricardo Rio acredita que “vale a pena trabalhar em conjunto pelo rio e por este território” até para conseguir resultados como o que foi há dias anunciado pelo município bracarense que vai hastear, este ano, a primeira bandeira azul na praia fluvial de Adaúfe, mas também pela rede de praias fluviais ou por um projecto tão ambicioso como o da 'ecovia do Cávado' que está em “fase muito adiantada de desenvolvimento”, revelou.

No rol das acções programadas nesta segunda edição do 'Aqua Cávado', Ricardo Rio descaca a componente da sensibilização que visa um leque de público muito diferenciado e a diversidade dos eventos.

Fora do programa ontem apresentado, o presidente da CIM Cávado anunciou a realização, este ano, da primeira edição do 'Transcávado', um percurso em BTT que vai envolver duas centenas de betetistas e que vai cumprir o trajecto entre a foz do rio, em Esposende, e Montalegre e que promete ser “uma experiência mobilizadora desta paisagem” acredita o autarca.

Coube ao secretário executivo da CIM Cávado, Luís Macedo, apresentar o programa de acções e reforçar que o projecto ‘Aqua Cávado’ acontece, com duas novas acções, “pela vontade e saber de muita gente e instituições”.

Luís Macedo acredita no sucesso desta segunda edição que “vem de encontro à preocupação de valorizar o que temos e de ensinar as pessoas a respeitar e valorizar” este recurso hídrico”.
Em representação do Mosteiro de S. Martinho de Tibães, entidade parceira do ‘Aqua Cávado’, a sua directora, Maria de Lurdes Rufino, congratulou-se pela continuidade do projecto que mostra que “ele é válido e tem pernas para andar com o envolvimento de vários parceiros”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho