Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Via Sacra de Maximinos: inscrições terminam amanhã
Dérbi minhoto em solo poveiro dá taça aos sub-17 da AF Braga

Via Sacra de Maximinos: inscrições terminam amanhã

Escola Coral de Esposende estreia “Paixão de Cristo Segundo S. João” do compositor António Capitão Ribeiro

Via Sacra de Maximinos: inscrições terminam amanhã

Braga

2016-02-11 às 11h23

Redacção Redacção

AINDA VAI A TEMPO de efectuar a sua inscrição e participar de forma activa na maior Via Sacra do concelho. Evento pretende afirmar-se como um momento singular da programação da Semana Santa.

Citação

Terminam esta sexta-feira as inscrições para a XII edição da Via Sacra de Maximinos, que marcará, de acordo organização, a consolidação do evento no âmbito do programa da Semana Santa de Braga.
Os promotores desafiam todos os que pretendem integrar a ‘Paixão de Cristo ao vivo’ a efectuarem a sua inscrição no site www.viasacrademaximinos.pt ou na Junta de Freguesia de Maximinos, Sé e Cividade.
O evento apresentar-se-à este ano com uma nova dinâmica organizativa. Marcado para dia 20 de Março, contará com uma coordenação geral, a cargo de Francisco Mota, que vai liderar uma equipa constituída por cinco coordenadores: Luís Pedroso, presidente da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, que ficará responsável pelo orçamento; João Camelo, que assumirá a parte teatral do evento; Fernando José Barbosa Rodrigues, que se responsabilizará pelos cenários e projectos; Paulino Alves, que assumirá o cargo relacionado com as infraestruturas e Sónia Rodrigues que terá a ser cargo o guarda roupa.
Transformar este evento de carácter singular, numa referência da Semana Santa de Braga tem sido um dos principais objectivos dos promotores. “A organização tem trabalhado arduamente na sua valorização ao nível dos cenários, efeitos de luz e som, figurinos e encenação, sem nunca deixar para trás o conceito original de Via Sacra, onde o papel preponderante se fixa nos momentos de devoção e oração”, afirma Francisco Mota. O coordenador geral pretende ver consolidados os patamares base de qualidade desta via sacra, “para que seja reconhecida na cidade com um evento com potencial para consagrar o turismo religioso, fazendo parte do roteiro da Semana Santa”. Para isso, Francisco Mota acredita que abrir a participação a toda a comunidade “não só se apresenta como prioritário para organização, como o confirmar de um objectivo que prosseguimos há vários anos. A Paixão de Cristo deve ser um momento vivido e preparado por todos”.
“Ao longo dos tempos a organização considerou que este momento não pode nem deve ser apenas das organizações, mas sim de todo o nosso território. A par de outros iniciativas espalhadas por Braga, compreendemos que devemos abrir a participação a quem quiser”, continua Francisco Mota.
Ainda de acordo com o coordenador geral “a Via Sacra Maximinos tem como missão fazer chegar até à comunidade um verdadeiro momento de reflexão e celebração da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, através de encenações, cânticos, orações e cenários escolhidos ao pormenor. E tudo isto só é possível com o próprio envolvimento da comunidade.”
Com mais de 250 figurantes, as 15 estações da Paixão de Cristo são recriadas com o máximo e rigor e precisão de forma a envolver e a fomentar sentimentos e emoções.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho