Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
A magia do Natal já se sente em Famalicão
Exposição "O Xaile no Traje" de Ivo Rua na Loja Interativa de Turismo de Ponte da Barca

A magia do Natal já se sente em Famalicão

Agro de 2025 já tem data e realiza-se de 3 a 6 de abril

A magia do Natal já se sente em Famalicão

Vale do Ave

2015-12-01 às 17h10

Redacção Redacção

Em Vila Nova de Famalicão, o Natal já chegou e por todo o concelho há luzes, estrelas e árvores iluminadas, que criam uma atmosfera mágica e brilhante.

Citação

Com a chegada do mês de Dezembro, começa a contagem decrescente para o Natal e o espírito natalício invade as ruas, as casas e os corações das pessoas. Em Vila Nova de Famalicão, o Natal já chegou e por todo o concelho há luzes, estrelas e árvores iluminadas, que criam uma atmosfera mágica e brilhante. São milhares de pontos de luz a iluminar os principais espaços da cidade, edifícios históricos e locais de comércio, desenhando os símbolos natalícios. Ao todo, são mais de 20 ruas e as rotundas de entrada e saída de Famalicão. A iluminação de Natal embeleza ainda os centros urbanos e algumas ruas das vilas de Joane, Riba de Ave e Ribeirão.

Para além da decoração, decorre até 7 de janeiro um programa de animação diversificado, com muita música e divertimentos. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal, em colaboração com a Associação Comercial e Industrial de Famalicão (ACIF) e a Unidade de Gestão do Centro Urbano.

“Queremos envolver todos os famalicenses no espírito de alegria e solidariedade que caracteriza esta época do ano”, afirma o presidente da autarquia, Paulo Cunha. Por outro lado, com o empenho e participação dos comerciantes pretende-se também “revitalizar e animar o comércio tradicional”.

O programa arranca no próximo dia 6 de dezembro, pelas 15h00, com uma parada pelas ruas da cidade com Motards do Grupo “Escorpiões”, Pais Natal seniores, animadores, o Pai Natal e duendes com chegada à Praça 9 de Abril, onde está instalada a “Cabana Solidária” para recolha de bens de primeira necessidade.
Depois da inauguração com as presenças de Paulo Cunha e de Fernando Xavier, Presidente da Associação Comercial, haverá um espetáculo pelo “Grupo Coral e Musical de Jovens Famalicenses”, com distribuição de gorros e guloseimas.
 
CARROSSEIS E COMBOIO PARA OS MAIS NOVOS
Mas há muito mais para descobrir. Até meados de janeiro de 2016, Famalicão é palco de alegria e de muita fantasia. O Comboio de Natal e os carrosséis são já uma tradição no concelho e uma das principais atrações das crianças. Durante as manhãs o comboio está reservado para as escolas e jardins-de-infância, que deverão efectuar marcação prévia. Durante as tardes e aos fins-de-semana os divertimentos estão ao serviço do Comércio Tradicional. Ao efectuarem compras nos estabelecimentos os utentes do comércio recebem dos comerciantes aderentes as senhas que possibilitam andar no carrossel e no comboio turístico que percorre as diversas ruas do centro urbano da cidade. Com capacidade para 75 pessoas, o comboio circula entre as 10h00 e as 17h30, partindo sempre da Praça de D. Maria II.
 
CRIANÇAS CANTAM CANÇÕES DE BEM-QUERER
Entre 10 e 19 de Dezembro, realiza-se o espetáculo “Canções de Bem-Querer”, que vai contagiar tudo e todos com os sentimentos da amizade, da partilha e claro do bem-querer. Trata-se de um projeto que envolve mais de uma centena de crianças de várias escolas do concelho. Os espetáculos decorrem na Fundação Castro Alves, em Bairro e na casa de Esmeriz.
 
NATAL ECOLÓGICO
E como o melhor do Natal é mesmo a alegria das crianças, são elas as grandes protagonistas do Natal Ecológico, uma exposição de materiais recicláveis onde a criatividade e a beleza dos objetos não deixam ninguém indiferente. A mostra decorre até 6 de dezembro, no Parque da Devesa.
 
PRAÇA 9 DE ABRIL É O EPICENTRO DO NATAL
Entretanto, na Praça 9 de Abril, a animação tem objetivos muito nobres e um cariz solidário. Entre 6 e 24 de dezembro, a Cabana Solidária promove canto, teatro, pinturas e muita fantasia para alegrar o natal de todos.

A presença do Pai Natal e dos Duendes será permanente, bem como a angariação de bens, pinturas faciais, modelagem de balões e atuações de escolas, associações, grupos corais, entre outros.
O horário da Cabana Solidária é todos os dias da semana das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 17h00.

A Praça 9 de Abril é o epicentro do Natal em Famalicão, mas um pouco por todo o concelho decorrem concertos de natal, exposições e workshops para miúdos e graúdos.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho