Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Monção prepara festa em honra à virgem das Dores
Agro de 2025 já tem data e realiza-se de 3 a 6 de abril

Monção prepara festa em honra à virgem das Dores

Fase Municipal do Concurso Intermunicipal de Leitura do Cávado no Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro

Monção prepara festa em honra à virgem das Dores

Alto Minho

2015-08-02 às 19h11

Redacção Redacção

Festividade realiza-se entre 13 e 17 de agosto com vários momentos religiosos e muita animação. Este ano, a animação abre com “Emanuel”, na quinta-feira, e fecha com “Amor Electro”, na segunda-feira. A “Noite Jovem”, que promete encher a Praça Deu-la-Deu, volta a realizar-se na sexta-feira à noite.

Citação

A Festa em Honra à Virgem das Dores, uma das romarias mais castiças e genuínas do Alto Minho, decorre entre 13 e 17 de agosto, prometendo cinco dias de veneração à imagem de Nossa Senhora e diversos momentos de animação com acentuada componente tradicional, etnográfica e festiva.

Como habitualmente, os momentos mais fortes, que reúnem milhares de pessoas nas ruas e varandas do centro histórico, são a procissão solene em honra à Virgem das Dores, no domingo, pelas 18h00, e a procissão solene em honra do emigrante, segunda-feira, pelas 12h00.

Este ano, a animação abre com “Emanuel”, na quinta-feira, e fecha com “Amor Electro”, na segunda-feira. Destaque ainda para a saudação mútua e despedida das bandas, após a procissão de domingo, onde os elementos da comissão de festas são aplaudidos pela população local ao som da música filarmónicas das duas bandas locais. Um momento de grande emotividade e sensação de dever cumprido após um ano de intenso trabalho.

Referência também para a “Noite Jovem” com a animação a acontecer pela noite dentro conduzida por animadores e DJ`s conhecidos do público. Nessa noite, sexta-feira, a Praça Deu-la-Deu Martins vai tingir-se com as cores da juventude ao som da música eletrónica. E como a festa não se faz sem fogo, um dos momentos imperdíveis será o magnifico espetáculo de fogo-de-artifício marcado para a noite de sábado.

Nos restantes dias, o programa reserva atuações de grupos de bombos, zabumbas, tocadores de concertina, cantadores ao desafio, cavaquinhos, ranchos folclóricos e bandas filarmónicas. As orquestras galegas também marcam presença. No último dia, antes do concerto de “Amor Electro” sobe ao palco o grupo “Roconorte”. A animação, com milhares de pessoas nas ruas, está garantida.

A festa é suportada pelos monçanenses que, em troca de uma imagem impressa de Nossa Senhora, deixam um donativo à comissão de mordomos e mordomas que, desde o início do ano, palmilham as freguesias do concelho à procura de apoio financeiro. A autarquia apoia na organização/logística das atividades previstas, na atribuição de um subsídio e na cedência do terrado para exploração.

*** Nota da C.M. de Monção ***

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho