Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Póvoa de Lanhoso: Primeira Mostra de Teatro foi um sucesso
Dérbi minhoto em solo poveiro dá taça aos sub-17 da AF Braga

Póvoa de Lanhoso: Primeira Mostra de Teatro foi um sucesso

Agro de 2025 já tem data e realiza-se de 3 a 6 de abril

Póvoa de Lanhoso: Primeira Mostra de Teatro foi um sucesso

Cávado

2015-07-03 às 15h29

Redacção Redacção

A I Mostra de Teatro da Póvoa de Lanhoso, que decorreu durante seis dias, encerrou o trabalho realizado ao longo do ano letivo com chave de ouro. Tendo por principal objetivo a formação na área do teatro, mais de 60 formandos foram trabalhando as nove apresentações que subiram ao palco nestes dias. Esta foi a melhor forma de apresentar ao público o resultado final do seu percurso formativo.

Citação

A I Mostra de Teatro da Póvoa de Lanhoso, que decorreu durante seis dias, encerrou o trabalho realizado ao longo do ano letivo com chave de ouro. Tendo por principal objetivo a formação na área do teatro, mais de 60 formandos foram trabalhando as nove apresentações que subiram ao palco nestes dias. Esta foi a melhor forma de apresentar ao público o resultado final do seu percurso formativo.

Maíra Ribeiro, encenadora e responsável pela implementação deste projeto, referiu que “a iniciativa não pretendia apenas mostrar o trabalho realizado nas nossas oficinas de teatro, mas também fazer ligação com a comunidade local e académica” e foi neste enquadramento que se envolveram os finalistas do curso de teatro da Universidade do Minho, bem como a Associação de Apoio ao Deficientes Visuais do Distrito de Braga.

Manuel Baptista, presidente da autarquia, destaca “o gosto pelo teatro que sempre foi uma característica dos Povoenses e que pretendemos continuar a estimular. Esta mostra de teatro é precisamente o resultado do envolvimento da comunidade, jovens e menos jovens, muito bem coordenados pela encenadora Maíra Ribeiro, apresentaram espetáculos de enorme qualidade. Esta é parte da estratégia cultural que estamos a seguir. Queremos valorizar o talento dos Povoenses que gostam de teatro e queremos também trazer novos públicos ao nosso Theatro Club. Estão todos de parabéns pois o resultado de um ano de trabalho enche todos de orgulho”.
De realçar ainda que a receita alcançada ao longo dos espetáculos foi doada à Liga Portuguesa Contra o Cancro.
 
Os espetáculos que subiram ao palco do Theatro Club.
24 JUNHO 2015 | 21H30
[B]Urro!
Club de Teatro - Social Angels
Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso
Texto: Maíra Ribeiro e alunos do P32
Encenação: Maíra Ribeiro
Urro: diz-se do rugido ou som forte emitido por alguns animais, um berro que pode alcançar longas distâncias. Mas esta palavra pode perder toda a sua simbologia de força, se uma simples letra lhe for acrescentada, se um simples rótulo lhe for aplicado. Alunos de categoria B, inferiores, Burros, que veem a sua imagem e o seu futuro posto em causa toda vez que dizem: sou de um curso profissional. Este espetáculo é um exercício de cidadania, é uma tentativa de dar fôlego ao urro destes jovens do ensino profissional. A luta na selva do mercado de trabalho para os jovens em Portugal já é, por si só, ameaçadora. Com a etiqueta do preconceito, poderá ser intransponível.
 
25 JUNHO 2015 | 21H30
Licenciatura em Teatro
Universidade do Minho
Encenação: Jorge Andrade (Mala Voadora)
A primeira turma de alunos da Licenciatura em Teatro, da Universidade do Minho, subiu ao palco com o exercício de final de curso. Estiveram na Póvoa de Lanhoso em fevereiro no âmbito do VIVARTE, programa de residências artísticas, promovidas pelo Theatro Club.
 
26 JUNHO 2015 | 21H30
Limpezas Maria da Fonte
Club de Teatro CMPL
Texto: Maíra Ribeiro e R. M. Cruz
Encenação: Maíra Ribeiro
Após o sucesso da peça “1514”, este grupo apresentou a primeira parte da comédia “Limpezas Maria da Fonte”. O trabalho, ainda em construção, terá sua estreia oficial a 24 de setembro. O grupo atualmente conta com 10 elementos, entre jovens povoenses e funcionários da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.
 
27 JUNHO 2015 | 16H00
Animais artistas numa aventura
Clubinho 7-9 anos (A)
Texto adaptado: Maíra Ribeiro e Inês Matos (Os músicos de Bremen, de Irmãos Grimm)
Encenação: Maíra Ribeiro
Há muito tempo, em terras longínquas, um burro desempregado, um cachorro meio velho, um gato desprezado e um galo sem esperança, reencontraram a alegria na companhia um do outro. Unidos, os quatro amigos, lutaram pelos seus ideais de justiça e um mundo melhor, e mostraram que a inteligência, a amizade e a união, mesmo entre os mais fracos e diferentes, podem triunfar.
 
27 JUNHO 2015 | 21H30
Mortos Vivos
Clubinho 10-14 anos (A)
Texto adaptado: Maíra Ribeiro (Os Mortos Vivos, de Ivana Andrés e Luciano Luppi)
Encenação: Maíra Ribeiro
Rodrigo Menezes, ator, morre e é transferido para a ala dos mortos vivos, um local onde as pessoas, de tanto serem lembradas e idolatradas, não conseguem dormir, pois a cada minuto alguém puxa-lhe a perna. Encontra-se com seus compatriotas António Variações e Amália Rodrigues. Rodrigo Menezes visita as várias alas que existem no local e depara-se com personagens como: Hitler, Napoleão, Cleópatra, Joana D’Arc, Picasso, Fernando Pessoa, e outros. Todos com o mesmo problema - alcançar o sono eterno.
 
28 JUNHO 2015 | 16H00
O palhaço e o nariz
Clubinho 7-9 anos (B)
Texto adaptado: Maíra Ribeiro e Inês Matos (O palhaço e o nariz, autor desconhecido)
Encenação: Maíra Ribeiro
Era uma vez um palhaço muito engraçado, e muito bonzinho. As crianças adoravam ir ao circo só para ouvir suas anedotas e cair na gargalhada. Porém, num dia de espetáculo, apareceu um Diabinho que o convenceu de que o seu nariz era feio. O palhaço começou à procura de outros narizes, tornou-se triste e perdeu toda a piada. Até que um dia, encontrou um nariz perfeito!
29 JUNHO 2015 | 21H00
A semente da verdade
Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga
Texto: lendário conto chinês
Na nossa I Mostra de Teatro, o nosso grupo convidado é composto por atores invisuais que frequentam a AADVDB. A pequena lenda que apresentam reforça o quanto dizer a verdade traz boas recompensas.
 
29 JUNHO 2015 | 21H30
Colcha de Retalhos
Club da Memória
Compilação de textos: Maíra Ribeiro
Encenação: Maíra Ribeiro
Um ano cheio de memórias. Uma vida para recordar. Este espetáculo é feito disso, das memórias recortadas e reposicionadas, costuradas como numa colcha de retalhos. Textos, músicas, dotes, tudo o que sabemos fazer e que gostamos e que constrói a pessoa que somos.

*** Nota da C.M. da Póvoa de Lanhoso ***

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho