Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
São Víctor: ‘Portas Abertas’ ajudam a promover a freguesia
Dois autocarros elétricos reforçam frota municipal

São Víctor: ‘Portas Abertas’ ajudam a promover a freguesia

Vila Praia de Âncora assinala centenário

São Víctor: ‘Portas Abertas’ ajudam a promover a freguesia

Braga

2015-05-22 às 12h19

Miguel Viana Miguel Viana

PROTOCOLO com a Profitecla já permitiu dar a conhecer três igrejas de São Víctor a mais de três mil pessoas em menos de um mês.

Citação

As igrejas de São Víctor, da Senhora-a-Branca e de Guadalupe vão estar de portas abertas, diariamente, a partir de amanhã e até ao dia 10 de Junho.
A possibilidade de abrir diariamente estas igrejas resulta de um protocolo assinado entre a Junta de Freguesia de São Victor e a Escola Profissional Profitecla (EPP), denominado ‘São Victor de Portas Abertas’.
O acordo permite a colocação de dois alunos do Curso de Turismo em cada uma das igrejas, com a finalidade de dar a conhecer o património aos turistas. O projecto conta com a colaboração da Paróquia de São Víctor e das irmandades da Senhora-a-Branca e de Nossa Senhora de Guadalupe.
“São Victor de Portas Abertas é um programa de promoção da nossa identidade e que pretendemos desenvolver enquanto imagem da freguesia de São Víctor, para não só promover o nosso patrimonio, dar a conhecer às pessoas a história dos nossos monumentos, mas acima de tudo incrementar aqui uma estratégia turística, de forma a incentivar os turistas que vêm a Braga, tenham a possibilidade de conhecer outros monumentos que muitas vezes estão fora dos roteiros turísticos”, considerou Ricardo Silva, presidente da Junta de Freguesia de São Víctor.
Numa primeira fase, a segunda edição do projecto (que começou no ano passado) decorreu entre 23 de Março e 3 de Abril, e a partir daí e até ao passado domingo, só aos fins-de-semana.
Durante esses períodos foram mais de três mil as pessoas que passaram pelas três igrejas.
“Estamos quase a superar os números do total do ano passado”, acrescentou Ricardo Silva.
A experiência permitiu, também, dar mais formação aos alunos da escola profissional. “A Profitecla, na formação dos seus alunos, procura sempre que eles sejam colocados ainda em espaço de formação, numa vertente prática de formação, como se fossem profissionais. A sua postura e comportamento é a de como se fossem profissionais da área. Essa formação é altamente rentável”, destacou Isidro Araújo, director da EPP. As duas instituições anunciaram, ainda, a elaboração de um percurso na freguesia com base num estudo elaborado pela aluna Ana Rita Ramos, e que resulta de uma Prova de Aptidão Profissional.
“É um percurso pedestre que passa por vários monumentos da nossa freguesia. O percurso será devidamente sinalizado. Começa na Igreja de São Víctor, passa na capela de São Victor-o-Mártir, na zona do Areal, e também pela capela de São Victor-o -Velho na Rua Nova de Santa Cruz. A partir da lenda do santo queremos criar um produto turístico”, referiu Ricardo Silva.
O projecto deve estar pronto em Setembro.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade
Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho