Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Famalicão regressa aos ‘Loucos anos 20’
Projecto promove inclusão social e cultural em Braga

Famalicão regressa aos ‘Loucos anos 20’

“O favoritismo é 50/50”

Famalicão regressa aos ‘Loucos anos 20’

Vale do Ave

2015-03-04 às 11h28

Redacção Redacção

Música, dança e saias curtas. Esta é a proposta do Museu Bernardino Machado que promove, na noite do próximo sábado, a festa dos ‘Loucos anos 20’ para assinalar o Dia Internacional da Mulher.

Citação

O Museu Bernardino Machado, em Famalicão, acolhe, na noite de sábado, uma festa alusiva aos ‘Loucos Anos 20’, com música, dança e saias curtas, para comemorar o Dia Internacional da Mulher, referiu o município.
A autarquia famalicense sublinha que, apesar de o tema poder parecer “despropositado ou inadequado para a nobreza” do palacete onde vai decorrer, o patrono do museu “certamente aprovaria o evento”.

“Bernardino Machado, que foi presidente da República por duas vezes, foi um defensor dos direitos das mulheres, tendo desempenhado um importante papel de apoio à emancipação feminina”, sublinha o comunicado da autarquia.
Acrescenta que Bernardino Machado era amigo de Ana de Castro Osório, uma feminista activa, e apadrinhou em 1908 a Liga Republicana das Mulheres Portuguesas.

“É a partir desta data, com o beneplácito de Bernardino Machado, que as mulheres começam a participar nos comícios”, refere ainda a nota camarária. Sublinha que a mulher de Bernardino Machado, Elzira Dantas Machado, participou em vários movimentos pela emancipação da mulher, tendo sido uma das fundadoras da Liga Republicana das Mulheres Portuguesas e presidente da Associação de Propaganda Feminista. A expressão ‘loucos anos 20’ refere-se a uma época onde dominava a loucura, com as mudanças de mentalidade.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho