Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
UMinho: nova tecnologia detecta pedra nos rins em dois minutos
gnration com programação recheada na estação quente

UMinho: nova tecnologia detecta pedra nos rins em dois minutos

Arcos de Páscoa dos Centros de Convívio em exposição no Largo António Lopes

UMinho: nova tecnologia detecta pedra nos rins em dois minutos

Ensino

2015-01-31 às 07h58

Redacção Redacção

Novo procedimento permite simplificar cirurgia endoscópica para extrair pedras nos rins e sem recurso a radiação. Espera-se avançar em ensaios humanos a partir do próximo ano.

Citação

Uma equipa liderada pela Universidade do Minho (UMinho) criou uma tecnologia que permite simplificar uma cirurgia endoscópica para extrair pedras nos rins. O método permite também realizar a cirurgia sem uso de radiação. A tecnologia utiliza um campo electromagnético para navegar com segurança uma agulha para punção do rim. Após os testes em animais, espera-se avançar para ensaios nos humanos a partir do próximo ano.

“Extrair pedras nos rins demora actualmente duas horas e depende muito quer da experiência do cirurgião como do uso de radioscopia, que pode ter consequências sérias de radiação no doente e no cirurgião. Na prática, ‘pica-se’ com uma agulha de 20 centímetros na zona lombar do paciente, abrindo caminho aos instrumentos cirúrgicos para a remoção. Mas a técnica que agora criámos é mais rápida, menos invasiva e permite ver no ecrã do computador a rota que a agulha deve seguir”, resume Estêvão Lima, que é professor da Escola de Ciências da Saúde da UMinho, cientista do ICVS - Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde e director do serviço de Urologia do Hospital de Braga.

O novo processo, que demora em média um a dois minutos, facilita ainda a tarefa a médicos menos experientes e aumenta a segurança dos procedimentos. O projecto decorre em estreita parceria com o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e já foi testado em animais no ICVS. Os investigadores estão a aperfeiçoar o sistema com o fim de obter o certificado para futuros testes em pessoas.

E caso estes venham a ser bem-sucedidos, espera-se que o primeiro produto seja patenteado e chegue às salas de operações a partir de 2016. A pesquisa venceu o 1º Prémio no Simpósio da Associação Portuguesa de Urologia, foi eleita para as melhores comunicações do Congresso Europeu de Urologia 2014 e tem sido publicada em revistas científicas internacionais.

As pedras nos rins, que afectam uma em cada 200 pessoas, sobretudo os homens, surgem quando os cristais de sais urinários formam pedras e não são expulsos. Isso pode causar bloqueios no sistema urinário, infecções, fortes dores no abdómen ou mesmo sepsis. O calor, a elevada transpiração e a baixa ingestão de água levam a um maior risco de contrair a doença. Ter uma alimentação saudável e beber líquidos regularmente contribuem para minimizar o problema.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho