Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Tarde de tradições em Celorico de Basto consagrou as Janeiras da ACR de Ourilhe
Semana Santa pelos olhos dos mais novos

Tarde de tradições em Celorico de Basto consagrou as Janeiras da ACR de Ourilhe

Projecto promove inclusão social e cultural em Braga

Tarde de tradições em Celorico de Basto consagrou as Janeiras da ACR de Ourilhe

Alto Minho

2015-01-27 às 13h38

Redacção Redacção

XV Concurso de Cantares ‘Vamos Cantar as Janeiras’ encheu o pavilhão da Escola EB 2,3 de Celorico de Basto. O vencedor foi a Associação Cultural e Recreativa de Ourilhe.

Citação

A Associação Cultural e Recreativa de Ourilhe, com a música ‘Mandai-nos abrir a porta’, venceu o XV Concurso de Cantares ‘Vamos Cantar as Janeiras’, que decorreu no último domingo, no pavilhão gimnodesportivo da Escola EB 2,3 de Celorico de Basto. O evento foi promovido pelo município local.

“A tradição das Janeiras mantém-se inalterada em Celorico de Basto graças ao empenho das pessoas, das instituições e entidades que valorizam e procuram aprimorar cada vez mais a sua participação nestas iniciativas. Valorizar as tradições, usos e costumes é enaltecer o património imaterial que nos identifica. E assim mantemos a tradição de todos os anos, de nos alegrarmos e estarmos juntos no sentido de valorizar quem durante o mês de Janeiro corre o concelho e mantém viva a tradição das Janeiras”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, presente na actividade.

A primeira iniciativa cultural de destaque da autarquia de Celorico de Basto no ano de 2015 contou assim com a participação de 13 grupos que, com belas melodias e trajados à época, dificultaram a tarefa do júri na atribuição dos prémios.

Pelo palco passaram, de acordo com a ordem de actuação, o Clube de Artes da Escola Básica da Gandarela, os Amigos de Arnoia, os Amigos do Improviso, o Grupo de Cavaquinhos da Escola Profissional de Fermil, a ACR de Ourilhe, os Catavento ACR de Gémeos, o Grupo de Cavaquinhos de Arnoia, o grupo Diabo S. Bartolomeu do Rego, Os Amigos de Caçarilhe, a Freguesia de Carvalho e Basto Santa Tecla, os Amigos da Tradição, o Centro Cultural Folclórico de Gandarela de Basto e, por fim, o Grupo Cultural Recreativo Núcleo Infantil de Gandarela.

Durante o intervalo, o XV Concurso de Cantares ‘Vamos Cantar as Janeiras’ contou com uma animação teatral a cargo do Grupo de Teatro Celoricense que encenou ‘Os Reis dos 5 Continentes’. Os prémios foram entregues pelo presidente da câmara, Joaquim Mota e Silva, pelo presidente da Assembleia Municipal, António Marinho Gomes, e pelo vereador da Cultura, Fernando Peixoto.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho