Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Pedido de Reunião Urgente do Conselho Regional do Norte para análise do Acordo de Parceira 2020
Semana Santa pelos olhos dos mais novos

Pedido de Reunião Urgente do Conselho Regional do Norte para análise do Acordo de Parceira 2020

Projecto promove inclusão social e cultural em Braga

Pedido de Reunião Urgente do Conselho Regional do Norte para análise do Acordo de Parceira 2020

Alto Minho

2014-10-19 às 19h03

Redacção Redacção

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da CIM Alto Minho solicitou uma reunião com caráter de urgencia do Conselho Regional do Norte para análise do Acordo de Parceria 2020.

Citação

Na sequência da informação recebida da Associação Nacional de Municípios sobre o atual estado de preparação do Acordo de Parceria 2020, em que são refletidas grandes preocupações relativamente ao novo quadro financeiro e ao reduzido apoio aos Municípios e CIM’s, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da CIM Alto Minho solicitou uma reunião com caráter de urgencia do Conselho Regional do Norte para análise do Acordo de Parceria 2020.
 
Isto porque é necessário efetuar algumas diligências urgentes para inverter rapidamente esta situação. De facto, o quadro comparativo fornecido pela Agência para o Desenvolvimento e Coesão (que se anexa) entre as dotações previstas para as ITI’s ( Intervenções Territoriais Integradas) e as AIDUS entre o atual QREN e o novo Acordo de Parceria são de uma grande injustiça para a Região Norte e uma autêntica desilusão para o trabalho efetuado por todos os autarcas na preparação deste quadro.
 
Os Municípios e todos os agentes económicos, sociais e culturais da Região Norte não podem aceitar esta redução de 43 % de fundos para a região, enquanto a região de Lisboa cresce 73 %. O mesmo acontece no que se refere ao acesso da Região Norte aos Programas Operacionais Nacionais Temáticos que estão completamente vedados à contratualização, à exceção do POSEUR, que prevê apenas 8,5 milhões de euros.
 
Face a estes dados, os Municípios e as CIM’s estão completamente arredados de aceder a fundos comunitários no próximo Quadro Comunitário para as ações necessárias da qualificação de infraestruturas e de competitividade dos seus  territórios.
 
Face a esta situação,  José Maria Costa solicitou o agendamento de uma reunião urgente do Conselho Regional do Norte para análise deste problema e propostas para contrariar esta situação.

*** Nota elaborada pelo gabinete de comunicação da C. M. de Viana do Castelo ***

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho