Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Esposende: Primeira guerra mundial evocada até 2018
CDP Awards Europe: Guimarães foi a única cidade portuguesa premiada

Esposende: Primeira guerra mundial evocada até 2018

Caminha: Detido por posse ilegal de arma

Esposende: Primeira guerra mundial evocada até 2018

Cávado

2014-09-17 às 06h00

Redacção Redacção

Municipio de Esposende preparou um programa de quatro anos para evocar o centenário da 1.ª Grande Guerra. Estão previstas inúmeras acções.

Citação

Com a conferência ‘Esposende e a I Grande Guerra: Os homens e os acontecimentos’ e a abertura da exposição ‘Novas da Guerra, Autores e Narrativas’ o Município de Esposende deu início à Evocação do Centenário da 1.ª Grande Guerra (1914-1918).

O programa evocativo decorrerá ao longo de quatro anos, integrando muitas e variadas acções, como deu nota a vereadora da Cultura, Jaqueline Areias, na sessão pública de apresentação, que decorreu no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, antecedendo esses dois momentos.

O presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, assinalou que “o município não poderia ficar indiferente a esta efe- méride, tendo o dever de evocar estes momentos que marcaram a História”, considerando que “ao relembrarmos o nosso passado estamos a relembrar e a homenagear as pessoas que estiveram envolvidas no conflito”.

O autarca anunciou ainda a intenção de incluir no programa evocativo uma vigília pela paz, um evento que se pretende abrangente e com dimensão, ultrapassando os limites do concelho e até do distrito. “Temos que honrar aqueles que nos honraram”, afirmou investigador esposendense e consultor da Comissão Executiva da Evocação da 1.ª Grande Guerra, Albino Penteado Neiva, refutando as críticas de quem entende que não faz sentido evocar no concelho este trágico acontecimento.

Seguiu-se a abertura da exposição ‘Novas da Guerra, Autores e Narrativas’, na Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura. Trata-se de uma mostra documental e fotográfica composta por obras impressas raras sobre este conflito trágico da História da humanidade, um friso cronológico sobre a participação de Portugal e pela exibição de filmes e documentários da época.

A próxima iniciativa prevista é a realização de um Percurso Evocativo da 1.ª Grande Guerra em Esposende, orientado por Albino Penteado Neiva, a ter lugar nos dias 27 de Setembro e 4 de Outubro e que pretende dar a conhecer espaços e memórias da participação de esposendenses neste conflito mundial.

Em Novembro, no dia 8, realiza-se uma visita ao Museu Militar do Porto e, no dia 22, terá lugar o lançamento do livro ‘Soldados com Rosto’, da autoria de Albino Penteado Neiva.
O programa para 2015 inclui, a 10 de Abril, a apresentação, pelo grupo de teatro da Juventude Unida de Marinhas, da peça ‘9 de Abril ou o Coração Lusitano’, um concerto pela Banda de Antas e duas exposições, nomeadamente a ‘Exposição sobre a participação de Portugal na 1.ª Grande Guerra e sobre a História da Humanidade’ e ‘Esposende nas trincheiras’.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho