Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Feira do Gado do Mezio é nova atracção do Alto Minho
Caminha: Detido por posse ilegal de arma

Feira do Gado do Mezio é nova atracção do Alto Minho

Montalegre-Limianos em risco devido à neve

Feira do Gado do Mezio é nova atracção do Alto Minho

Alto Minho

2014-07-27 às 06h00

Libânia Pereira Libânia Pereira

A 1.ª edição da Feira do Gado do Mezio arrancou ontem e já deu provas do seu potencial crescimento. Milhares de pessoas deverão visitar o evento que anseia por se tornar numa das maiores feiras do Alto Minho.

Citação

A dinamização do sector agropecuário, assim como a promoção de Arcos de Valdevez enquanto destino turístico são os objectivos da 1.ª Feira do Gado do Mezio, evento que arrancou ontem e que deverá atrair neste fim-de-semana alguns milhares de pessoas ao Mezio, na freguesia de Cabana Maior.

Promovida pela Junta de Freguesia de Cabana Maior e pela Cooperativa Agrícola de Arcos de Valdevez e Ponde da Barca, em parceria com a ARDAL (Associação Regional de Desenvolvimento do Alto Minho), Porta do Mezio e Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, a feira está a dar os seus primeiros passos, mas o arranque não poderia ter corrido melhor.

Nesta primeira edição o recinto encontra-se completo e tem como atracções o mercado de gado, (composto por cerca de 300 cabeças de gado, desde ovinos, caprinos e equinos), uma feira de produtos locais, uma exposição de máquinas agrícolas, diversas tasquinhas, festivais gastronómicos, colóquios, entre outras actividades.

No primeiro dia do evento “a população aderiu em força e os expositores já conseguiram fazer bons negócios. Não contava que nesta primeira fase houvesse tanta adesão”, confessou o presidente da Junta de Freguesia de Cabana Maior, revelando ainda que o mais provável é que “esta primeira edição supere as expectativas”.

Joaquim Campos está seguro de que a Feira do Gado do Mezio “veio para ficar”, e tem de facto um grande potencial de crescimento. “Para o ano queremos alargar o evento, trazer mais expositores, apostar no fumeiro”, e, com o tempo, “queremos fazer desta uma das maiores feiras do Alto Minho”.

Pedro Teixeira, director da Porta do Mezio, partilha desta opinião e afirma que “existe uma grande margem de crescimento para esta feira”, até porque esta é uma área na qual “faz todo o sentido apostar”.

De destacar é ainda a localização privilegiada da Feira do Gado, a qual decorre naquele que é “o ex-líbris de Arcos de Valdevez em termos turísticos”, salientou Pedro Teixeira, acrescentando ainda que “a promoção do Parque Nacional da Peneda Gerês e da Porta do Mezio, enquanto uma das entradas do Parque Nacional, é também um dos intuitos deste evento”.

Para o dia de hoje está prevista a realização dos concursos pecuários de gado da raça Cachena, da raça Barrosã e da raça Minhota. Do programa fazem também parte um percurso pedestre do trilho do Mezio; um percurso equestre; o Festival Gastronómico que terá em destaque a Carne de Cachena com arroz de feijão Tarrestre; o Festival de Folclore, com o Rancho Folclórico Lavadeiras do Vale e com o Rancho Folclórico da Associação de Vilarinho das Quartas; a entrega de prémios relativos aos concursos bovino e equino; e ainda um concurso de vinhos verdes.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho