Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Rádio Alberto Sampaio está no ar
Fim-de-Semana Gastronómico de Viana do Castelo de 22 a 24 de Março

Rádio Alberto Sampaio está no ar

Eco Parlamento reúne alunos de escolas públicas e um colégio

Rádio Alberto Sampaio está no ar

Ensino

2013-01-08 às 06h00

José Paulo Silva José Paulo Silva

Na Escola Secundária Alberto Sampaio ouve-se já a rádio. As emissões de televisão estão para breve, tal como o arranque de estúdio de gravação.

Citação

A Rádio da Escola Secundária Alberto Sampaio começou ontem a emitir. No dia de encerramento das comemorações dos 40 anos deste estabelecimento de ensino, nasceu o projecto de rádio projectado pela associação de estudantes.
Pedro Martins, presidente da Associação de Estudantes da Escola Alberto Sampaio, anunciou que dentro de semanas iniciam-se as emissões de televisão e até ao final do ano estará montado um estúdio de gravação.

O projecto de rádio e televisão da Escola Secundária Alberto Sampaio concretiza-se após várias tentativas menos conseguidas no passado.
A rádio emite em circuito fechado para a comunidade escolar. Para além da música, apresenta conteúdos de cariz cultural. “Isto é uma rádio de escola”, justifica o presidente da associação de estudantes.

A rádio e televisão da ‘Alberto Sampaio’ conta com o apoio da direcção da Escola, que ontem deu por finda a celebração dos 40 anos do estabelecimento de ensino com um programa cultural e uma ceia de reis, no decorrer da qual foram homenageados os docentes aposentados no ano de 2012.

Manuela Gomes, directora da Escola, elogiou o dinamismo evidenciado pelos alunos. A rádio e a televisão “é mais um dos projectos que vai estar nas suas mãos”.
O meio de comunicação vai integrar-se com outras valências da Escola, nomeadamente o grupo de teatro, a biblioteca ou até o desporto.

Fotobiografia ‘A paixão das origens’ apresentada por trineta de Alberto Sampaio

Emília Nóvoa Faria, sobrinha trineta de Alberto Sampaio, apresentou ontem a fotobiografia do historiador e pioneiro da vitivinicultura na região dos vinhos verdes.
Convidada para o encerramento dos 40 anos da escola que tem como patrono aquele intelectual vimaranense, Emília Faria falou do seu familiar como alguém “sempre aberto à realidade económica, política e social do país”.

A trineta de Alberto Sampaio assina com António Martins a fotobiografia ‘A paixão das origens’, livro que revela algumas imagens inéditas e procura apresentar alguns dos aspectos não muito conhecidos daquele pensador do final da monarquia.
Em mais de 400 páginas da edição patrocinada por Guimarães Capital Europeia da Cultura há poucas fotografias de Alberto Sampaio, já que este “não gostava de ser fotografado”.

Emília Nova Faria chamou a atenção, na comunicação que produziu na Escola Secundária Alberto Sampaio, para o texto ‘Ontem e Hoje’ onde este recusa a fatalidade do atraso de Portugal na segunda metade do século XIX, mas que parece ter sido escrito hoje.
Emília Nóvoa Faria e António Martins há muitos anos que estudam a figura de Alberto Sampaio, descrevendo-o como “um homem com múltiplos interesses, nomeadamente a vitivinicultura, a literatura o jornalismo”.

Emília Nóvoa Faria disse ontem que o rico fundo documental do pensador vimaranense começa agora a estar disponível para consulta e estudo.
A fotobiografia ‘A paixão das origens’ revela um documento curioso: o pedido do estudante Alberto Sampaio ao reitor da Universidade de Coinbra para passar a assinar também com o apelido Valmar.
A sobrinha trineta não conseguiu ainda encontrar explicação para tal solicitação.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade
Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho