Guimarães 2012 é palco de produção sonora única

Vale do Ave

autor

Redacção

contactar num. de artigos 19756

Este sábado, 12 de Maio, às 22h00, Guimarães 2012 é palco de uma produção sonora única, que tem como protagonista o “Outra Voz” - grupo vocal composto por cerca de duas centenas de cidadãos da cidade berço. O grupo trabalhou directamente com o colectivo de artistas SOOPA, sob a orientação de Filipe Silva e Jonathan Saldanha, e apresenta agora a performance “Sonores”. Trata-se de uma peça para coro, que visa explorar a relação entre som e espaço, tendo em conta as características específicas do local onde terá lugar: a estamparia da antiga fábrica ASA, em Guimarães.
 
Num hangar desactivado, os artistas são convidados a explorar os efeitos vocais, trazendo ao de cima a verdadeira tradição e essência do canto. “Sonores” representa a importância da massa sonora, a simbiose de várias vozes e, sobretudo, os ecos e ressonâncias que o local onde é apresentada possibilita. Assim sendo, todos aqueles que se deslocarem à ASA, terão a oportunidade de assistir a uma composição musical ímpar, que combina som e espaço.
 
Uma peça em que o improviso faz parte
O improviso é outras das características mais marcantes da actuação, uma vez que não existe pauta nem alinhamento pré-definido. A performance é construída segundo a segundo, desafiando o timbre, o volume e a extensão vocal dos elementos que integram o grupo. O espectáculo inclui, ainda, elementos de percussão e electrónica, tendo sempre em atenção o aproveitamento acústico e físico do espaço. Idealizada desde o primeiro minuto a pensar no local de apresentação, a actuação promete envolver o público presente através da mancha sonora criada.
 
Esta iniciativa assume-se como mais um momento marcante na programação da Capital Europeia da Cultura. Para os SOOPA, projecto que se define como uma plataforma musical e artística de cariz internacional, o trabalho desenvolvido com o “Outra Voz” é sinónimo de uma experiência contemporânea singular.
 
Neste sentido, convidamos o vosso órgão de comunicação social para acompanhar a performance “Sonores”, que decorre este sábado, dia 12 de Maio, às 22h00, na estamparia da antiga fábrica ASA.

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Farmácias de serviço

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia