Guimarães 2012 recebe orquestras

Vale do Ave

autor

Redacção

contactar num. de artigos 20509

Hoje, dia 4 de Maio, a Orquestra Filarmonia das Beiras apresenta-se no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor, às 22h00, no âmbito do ciclo “Orquestras Convidadas” de Guimarães 2012. A formação - dirigida pelo maestro António Vassalo Lourenço - conta com a participação das pianistas Ana Cláudia Assis e Ana Telles. Fundada em 1997, em Aveiro, a orquestra é tutelada pela Associação Musical das Beiras, que tem como missão a promoção e desenvolvimento da cultura musical na região.
 
O programa abre com “A Última Porta”, obra para piano a quatro mãos e orquestra de Jean Sébastien-Béreau, seguindo-se “Abyssus Ascendens ad Aeternum Splendorem”, do português João Pedro Oliveira. A segunda parte é dedicada a dois dos mais representativos compositores franceses do início do século XX, Maurice Ravel e Claude Debussy, com as obras “Pavane pour une infante défunte” e “Prélude à l’après-midi d’un faune e petit suite”, respectivamente.
 
Orquestra do Norte também em Guimarães
A 12 de Maio, é a vez da Orquestra do Norte actuar na Capital Europeia da Cultura, no mesmo local e horário. O conjunto, criado em 1992 e sedeado em Amarante, é dirigido pelo maestro José Ferreira Lobo. O concerto terá a participação do maestro Philipe Bender e do violinista Emanuel Salvador. O projecto “Orquestras Convidadas” de Guimarães 2012 pretende celebrar o trabalho desenvolvido junto do público português pelas formações nacionais, levando a Guimarães as várias orquestras sinfónicas e regionais.
 
Programa concerto dia 12
Mikhail Ivanovich Glinka - Ruslan e Ludmila (Abertura)
 
Jean Sibelius - Concerto Para Violino e Orquestra em Ré Menor, Op.47.
Allegro Moderato.
Adagio Di Molto.
Allegro Ma Non Tanto
 
Nikolai Rimsky-Korsakov - Scheherazade, Op.35i.
O Mar e o Navio de Simbad
A História do Príncipe Kalender
O Jovem Príncipe e a Princesa
Festa em Bagdad - Naufrágio do Barco nas rochas

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Farmácias de serviço

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia