Cursos EFA - Didáxis: uma aposta no futuro

Ensino

autor

Redacção

contactar num. de artigos 19662

Ler deve ser um gosto, sobretudo um prazer que se cultiva. Foi pois com muita satisfação e prazer que os formandos do Curso EFA B3 (G16) - Didáxis visitaram a Biblioteca Municipal e a Casa-Museu Camilo Castelo Branco.
Na segunda-feira, dia 16 de abril, num ambiente calmo e tranquilo, os formandos conheceram os vários espaços existentes na Biblioteca, sendo os da sua eleição: a Sala de Fundo Local e os Fundos Especiais e Doações. Segundo eles, estes espaços transbordam vida, são verdadeiros tesouros que são importantes preservar.
A visita à Biblioteca também lhes permitiu constatar que a Biblioteca é espaço agradável de reflexão, pesquisa e lazer, aliado à formação e informação.
“Aprender a aprender” é neste momento essencial numa sociedade em constante mudança. Cada vez mais a produção, a aquisição e o uso de conhecimento são fundamentais para um pleno desempenho na sociedade atual.
Procurar o saber tornou-se uma competência essencial e uma nova forma de saber por excelência e a Biblioteca é um recurso imprescindível para fomentar o gosto pela leitura e pelo conhecimento e, desta forma, fomentar leitores, com sentido crítico e vontade de descobrir e investigar. Tal como diz o escritor peruano Mário Vargas Llosa “um público comprometido com a leitura é crítico, rebelde, inquieto, pouco manipulável e não crê em lemas que alguns fazem passar por ideias”.
Na sexta-feira, dia 20 de abril, com a visita à Casa de Camilo, os formandos tiveram a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre a vida e obra de Camilo Castelo Branco, primeiro escritor profissional entre nós.
Entre os vários espaços visitados da casa, o Escritório mereceu um olhar atento dos formandos, pelo facto de as estantes conterem parte da biblioteca particular do escritor. Este também foi o momento que se revestiu de particular interesse para os formandos, pois a guia partilhou algumas preciosas notas a lápis redigidas por Camilo que enriqueceram alguns volumes.
Importa ainda referir que esta iniciativa se enquadra também no desenvolvimento da Atividade Integradora, subordinada ao tema “Ilustres famalicenses”.
Para terminar, a Didáxis agradece a disponibilidade e simpatia das pessoas que nos receberam na Biblioteca e na Casa de Camilo Castelo Branco. Com o seu entusiasmo, dedicação e empenho, conseguiram criar momentos de partilha, contribuindo positivamente para a formação de todos.

Texto da responsabilidade da Didaxis

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Farmácias de serviço

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia