Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Eixo defende investimento na linha Porto-Vigo
Maria da fonte venceu a Oliveirense por três bolas a uma

Eixo defende investimento na linha Porto-Vigo

Eco Parlamento reúne alunos de escolas públicas e um colégio

Eixo defende investimento na linha Porto-Vigo

Alto Minho

2011-09-11 às 06h00

Redacção Redacção

O Eixo Atlântico defende um investimento “semelhante” ao de Lisboa na rede ferroviária que liga o Norte à vizinha Galiza, tendo em conta os dois milhões de habitantes que são servidos nos dois países. Amanhã os autarcas de ambas as partes reúnem em Viana do Castelo.

Citação

O Eixo Atlântico defende um nível “semelhante” de investimentos na rede ferroviária que liga o Norte à Galiza, comparativamente com Lisboa, tendo em conta os dois milhões de habitantes que são servidos nos dois países.

A posição foi transmitida dias antes da reunião que se realiza em Viana do Castelo, amanhã, para debater o futuro da ligação ferroviária entre Porto e Vigo, da qual sairá a reivindicação, aos governos de Portugal e Espanha, da ‘prioridade’ na modernização de 100 quilómetros de linha.

O Eixo Atlântico, que partilha a organização desta reunião entre autarcas, políticos e empre- sários dos dois lados da fronteira, defende que “dois milhões de pessoas (servidas pela rede ferroviária)”, o ‘equivalente’ à área metropolitana de Lisboa, “têm direito a um nível semelhante de investimento para desenvolvimento e, no mínimo, acesso a uma ligação ferroviária de qualidade”.

À Lusa, o secretário-geral do Eixo Atlântico, que reúne municípios do Norte e da Galiza, lembrou que Portugal tem a opção de ligação por alta velocidade “congelada até sair da crise”, pelo que, de forma “pragmática”, a modernização da actual linha é “uma prioridade”. Além disso, acrescenta Xoán Mao, trata-se de um investimento que, a três anos, poderá ser “inferior a 100 milhões de euros”, tornando a ligação entre Porto e Vigo, de 175 quilómetros, “moderna” e com uma “velocidade competitiva”.

Viagem actual de três horas pode reduzir para metade

O tempo de viagem actual, de três horas, poderia ser reduzido para cerca de metade, transformando a Linha do Minho na “coluna vertebral” da mobilidade estrutural da região.
Investimento que, assume, ainda pode ser coberto a 85 por cento por fundos comunitários, de um montante total de 800 milhões disponibilizados pela Comissão Europeia para as ligações ferroviárias entre Porto e Vigo.

“E que não poderão ser reprogramados pelo que se perderão caso não sejam gastas até 31 de Dezembro de 2014”, sublinha o Eixo Atlântico. A sinalização, para reduzir tempos em cruzamentos, e a electrificação, para permitir a utilização de material circulante mais moderno e rápido, são as duas exigências colocadas em cima da mesa.

Até porque, explica o presidente da Câmara de Viana do Castelo, anfitrião do encontro de amanhã, o percurso actual já está preparado para velocidades “na ordem dos 140 a 160 quilómetros por hora”. Com um investimento na modernização de 100 quilómetros de linha, entre Nine e Valença, e depois entre Tui e Porriño (Galiza), seria possível transformar esta ligação num “serviço verdadeiramente atractivo e competitivo”, afirma o autarca.

Na reunião de amanhã estarão autarcas portugueses do Porto, Barcelos, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença e os autarcas galegos.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade
Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho