Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Grupo de cidadãos prepara “escrutínio” da Capital Europeia da Cultura 2012
Fase Municipal do Concurso Intermunicipal de Leitura do Cávado no Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro

Grupo de cidadãos prepara “escrutínio” da Capital Europeia da Cultura 2012

Escola Coral de Esposende estreia “Paixão de Cristo Segundo S. João” do compositor António Capitão Ribeiro

Grupo de cidadãos prepara “escrutínio” da Capital Europeia da Cultura 2012

Vale do Ave

2011-08-11 às 06h00

Rui Serapicos Rui Serapicos

A alegada falta de participação cívica é pretexto para um grupo, liderado pelo antigo vereador Francisco Teixeira, anunciar que vai escrutinar a programação da Capital Europeia da Cultura 2012.

Citação

Um grupo informal de cidadãos vimaranenses vai acompanhar, através de uma denominada Conferência Permanente de Cidadãos, a preparação da Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012. O grupo já tem um poster com imagem de marca com a expressão “lado B”, e endereço electrónico em www.facebook.com/groups/cpc.cec2012/.

Francisco Teixeira, antigo vereador da Cultura na autarquia e presidente da Associação Artística Vimaranense, uma das mais antigas colectividades da cidade-berço que se encontram no activo, é um dos rostos visíveis.
Aquele dirigente, que também tem responsabilidades na gestão do canalguimaraes.com, já em Janeiro protestava não ter recebido respostas a sugestões apresentadas um ano antes para a programação da CEC 2012, confessando a “mágoa” que os dirigentes da associação sentiam por terem sido “postos de lado” na programação.

Ontem, contactado pelo CM, justificou a constituição da Conferência Permanente com a necessidade de “escrutinar as actividades” da Fundação Cidade de Guimarães e da Capital da Cultura “que estão a trabalhar com dinheiros púbicos e não dão satisfações a ninguém”.
“As decisões têm sido tomadas por duas ou três cabeças inteligentes, mas não são debatidas, não são participadas”.

“Falta participação cívica”

Questionado sobre se espera, com a criação da conferência permanente obter as desejadas satisfações, aquele responsável refere que “não precisamos de autorização da Fundação para debatermos e escrutinarmos a programação da Capital Europeia da Cultura”.
“Independentemente de muita coisa boa que se possa fazer com 41 milhões de euros, fora deste circuito fechado não se nota algo de muito importante que é uma cultura de participação cívica”, sustenta.

Instituições de Guimarães têm um papel residual

“Há instituições de Guimarães na programação mas têm um papel perfeitamente residual, até sob o ponto de vista orçamental”, acentua.
Para Francisco Teixeira os responsáveis que têm conduzido a programação da CEC 2012 estão a funcionar “como um OVNI que pousou em Guimarães”. “É de cima para baixo que tudo se passa”, realça.
Em concreto, e tendo em vista a CEC 2012, aquela conferência de cidadãos propõe-se reunir regularmente, a partir da terceira semana de Setembro.

O nosso interlocutor, que antes da saída de Cristina Azevedo já criticava o ambiente de confronto que a ex-presidente mantinha com a autarquia, frisou ainda ontem que também a resolução do problema criado com aquela demissão ocorreu “sem qualquer participação cívica”.
Entretanto, segundo avançou ontem o Guimarães Digital, João Serra, o ex-vogal que substituiu Cristina Azevedo na presidência da FCG, poderá avançar ainda hoje os nomes dos restantes elementos que o acompanham no conselho de administração da fundação.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho