A requalificação da Escola EB 2,3 André Soares vai permitir prolongar a Unidade de Apoio Especializado (UAE) de S. Lázaro, que actualmente funciona na EB 1/JI de S. Lázaro.
A vereadora da Educação, Palmira Maciel, revelou ontem ao ‘Correio do Minho’ que o prolongamento da UAE é a resposta a um pedido do agrupamento.
“Esta unidade apenas dá resposta ao nível do primeiro ciclo. Daqui, por norma e se tiverem vaga, os alunos com multideficiência vão para a Escola de Real”, referiu a vereadora, ontem, à margem da inauguração do Espaço da Hidroterapia da UAE de S. Lázaro.
A directora do Agrupamento de Escolas André Soares, Graça Moura, confirmou o pedido e realçou a importância de prolongar esta resposta aos alunos com multideficiência. “Com o prolongamento da UAE até ao terceiro ciclo, estes alunos teriam a possibilidade de continuar os estudos neste agrupamento. É uma resposta necessária e que gostávamos de ter na renovada André Soares”, argumentou a responsável pelo agrupamento.
Aquando da inauguração da
UAE de S. Lázaro, os encarregados de educação pediram à câmara para que ali fosse criado um espaço para hidroterapia.
EB1/JI de S. Lázaro vai ser requalificada
“Acolhemos o pedido, mas como esta escola vai ser toda ela requalificada não se justificava fazer um investimento grande para aqui colocar uma banheira de hidroterapia definitiva. Então, o que aconteceu foi que os pais se mobilizaram e fizeram várias angariações de fundos para pagar esta banheira que hoje é inaugurada”, disse Palmeira Maciel.
Espaço inaugurado ontem
A câmara colaborou na adaptação do espaço para a colocação do equipamento.
Em fase de projecto, a requalificação da EB 1/JI de S. Lázaro não a vai ampliar, mas sim modernizar para que dê resposta às necessidades do ensino actual.
A UAE de S. Lázaro tem capacidade para seis alunos.
Estas crianças vão passar a ter agora a oportunidade de fazer hidroterapia, que consiste na utilização da água para tratar doenças, aliviar dores, induzir o relaxamento e manter a saúde em geral.
Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.
subscrição de newsletter