PEB quer recuperar prestígio da Agro

Braga

autor

José Paulo Silva

contactar num. de artigos 385

A administração do Parque de Exposições de Braga (PEB) quer afirmar a Agro - Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação como “a feira nacional agrícola”. Ontem, na apresentação da 43ª edição que decorre entre quinta-feira e domingo próximos, o administrador-executivo do PEB, Miguel Corais, considerou que este será o ano de “inversão” para um certame que, nos últimos anos, tem vindo a decrescer em termos de expositores e de visitantes.

A “Agro” deste ano mantém praticamente o mesmo número de expositores de 2009, mas ganhou uma forte presença institucional do Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas. A visita, sábado, do ministro António Serrano é, na opinião do administrador do PEB, sinal da “forte aposta do Ministério” na “Agro”. Desde 2007 que o Ministério da Agricultura não se fazia representar, directamente, na feira bracarense.

Com um orçamento que ronda os 140 mil euros, a 43ª edição da “Agro” apresenta como novidade um programa de animação musical nocturno. Fazer desta feira, que se dirige prioritariamente a agricultores, produtores de gado, comerciantes e técnicos dos sectores agro-alimentar e pecuário, “uma festa” é objectivo da organização.

Horário alargado

O horário de funcionamento nos três primeiros dias foi alargado até às 23h00, o que permitirá aos visitantes assistir à actuação de ranchos folclóricos, de Augusto Canário e dos grupos “Raízes do Minho” e “Os Amigos do Martins”, no recinto exterior da feira.
No domingo, às 15h30, no auditório, há espectáculo com a dupla “Quim Roscas e Zeca Estacionâncio”, mas com bilheteira própria.

O crescimento da zona de restauração é outra das novidades da “Agro 2010”.
Para além das habituais tasquinhas das associações de raças autóctones, os visitantes têm à disposição cinco novos espaços de restauração junto à zona de espectáculos.
A administração do PEB espera receber entre 40 a 50 mil visitantes nos quatro dias da “Agro”, certame que continua a ter no sector da maquinaria agrícola o seu ponto forte.

PEB espera apoios e parcerias

O administrador-executivo do PEB defende que o relançamento da “Agro” como feira agrícola de dimensão verdadeiramente nacional exige apoios institucionais e parcerias. “Sozinhos não vamos conseguir”, considerou ontem Miguel Corais.
Em funções desde Novembro do ano passado, o jovem gestor afirmou ser necessário que o sector agrícola da região queira o crescimento da “Agro”.

“Uma coisa é a nossa ambição, outra coisa é aquilo que é necessário fazer para que isso aconteça. Podemos ter a máxima ambição mas sozinhos não vamos conseguir”, acrescentou Miguel Corais, que se escusou a dizer se o crescimento da “Agro” pode acontecer nas actuais instalações do PEB.

“O que nos importa é que esta edição corra bem. Acreditamos que esta vai ser a feira da inversão. Que a partir daqui seja em crescendo é a ambição natural”, afirmou o administrador-executivo do PEB, sublinhando que a edição deste ano da “Agro” começou a ser preparada pela sua equipa apenas a partir de Novembro do ano passado.

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Farmácias de serviço

Classificados

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia