Indisponível para cargos numa futura região

Braga

autor

Marlene Cerqueira

contactar num. de artigos 456

Mesquita Machado considera imperativo avançar com a regionalização e garante que, ao assumir esta posição, não está a pensar em nenhum cargo para o futuro, pois no final deste mandato vai reformar-se da política activa.
“Para além de ser um imperativo constitucional, a regionalização é também um imperativo para o bom desenvolvimento e para o progresso do país”, assegurou o presidente da Câmara Municipal de Braga, ontem, no habitual encontro com a comunicação social após a reunião do executivo.

Questionado sobre um tema que volta a estar na ordem do dia, Mesquita Machado afirmou que o facto da regionalização ainda não se ter concretizado tem causado desequilíbrios no desenvolvimento do país. “A regionalização servirá, fundamentalmente, para atenuar essas assimetrias”, vincou.

O autarca considera, porém, que é preciso avançar com a regionalização “com passos seguros para evitar percalços”.
“No passado, a questão não foi bem explicada à população e o referendo chumbou a regionalização. Por isso, desta vez, é preciso preparar o processo com cuidado para que não seja novamente votado ao insucesso”.

Para Mesquita Machado, o que chumbou a regionalização “foi a divisão geográfica proposta” na altura, só que agora, “a divisão geográfica é pacífica, pois assenta nas cinco Comissões de Coordenação de Desenvolvimento Regional (CCDR) criadas pelo Governo para desconcentrar serviços”.

Sobre esta matéria, também se pronunciou o líder da oposição Ricardo Rio, que no referendo anterior sobre o tema votou contra. “Hoje, entendo que a regionalização deve avançar, mas mediante uma discussão cabal dos seus objectivos e não, como se tem ouvido dizer, para criar cargos para os autarcas que, a partir de 2013 não se poderão recandidatar”, afirmou Ricardo Rio.

Acerca disto, Mesquita Machado mostrou-se indisponível para assumir qualquer cargo no âmbito de uma futura região, pois considera que “37 anos a presidir a uma câmara já é dar muito à sociedade”.
“No final deste mandato, daqui a quatro anos, abandono a política activa, embora continue militante do PS. Não voltarei a ocupar qualquer cargo público profissionalmente”, assumiu Mesquita Machado.

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Farmácias de serviço

Classificados

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia