Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Português lidera federação europeia com quatro milhões de engenheiros
Eleições: Contagem dos votos dos emigrantes arrancou a cargo de 700 cidadãos

Português lidera federação europeia com quatro milhões de engenheiros

Vitória SC sofreu mas venceu em Chaves

Português lidera federação europeia com quatro milhões de engenheiros

Ensino

2017-10-21 às 15h47

Redacção Redacção

José Vieira, professor catedrático da Universidade do Minho, acaba de ser reeleito presidente da Federação Europeia das Associações Nacionais de Engenharia (FEANI), que representa quatro milhões de profissionais de 34 países.

Citação

José Vieira, professor catedrático da Universidade do Minho, acaba de ser reeleito presidente da Federação Europeia das Associações Nacionais de Engenharia (FEANI), que representa quatro milhões de profissionais de 34 países. A sua recondução para o triénio 2017-20 decorreu na assembleia-geral do organismo em Viena, na Áustria. José Vieira sente-se “muito honrado” pelo cargo, que “prestigia a engenharia de Portugal, a Ordem dos Engenheiros e a UMinho”.

“Pretendemos ter uma voz única para os engenheiros na Europa, reforçar a visibilidade do seu valor para a sociedade dos nossos dias e promover o reconhecimento mútuo das suas qualificações”, realça o docente. Apesar da sua alargada representatividade, a FEANI quer ter uma ligação forte à Comissão Europeia, também sediada em Bruxelas. O objetivo para o próximo mandato “é transformar a associação numa voz ainda mais audível no tratamento de assuntos relacionados com o desempenho dos engenheiros, nomeadamente o seu papel na sociedade do futuro e o impacto da federação na definição de posições políticas sobre a regulação da profissão na Europa”, acrescenta.

Na assembleia-geral esteve presente o vice-presidente da Ordem dos Engenheiros e presidente do comité nacional da FEANI, Carlos Loureiro, que transmitiu “o apoio incondicional à atual liderança”. Por sua vez, o bastonário Carlos Mineiro Aires destacou “a observância e o respeito pelas especificidades dos países membros como condições fundamentais para o sucesso da própria entidade”.
 
Nota biográfica
 
Nascido em Braga há 64 anos, José Vieira é licenciado em Engenharia Civil pela Universidade do Porto, mestre em Engenharia Sanitária no UNESCO Institute for Water Education (Holanda) e doutor em Engenharia Civil pela UMinho, na qual é professor catedrático e foi vice-reitor, pró-reitor, diretor dos Centro e Departamento de Engenharia Civil e coordenador de vários cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento. Foi vice-presidente da Ordem dos Engenheiros e é membro do comité estratégico e do conselho executivo da Federação Mundial das Organizações de Engenharia. Em 2014 tornou-se o primeiro português a assumir a presidência da FEANI.

Fez ainda parte do Conselho Nacional da Água (Ministério do Ambiente) e do Conselho Superior de Obras Públicas, presidiu à Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental, coordenou o grupo “Water Safety Planning” da Associação Internacional da Água e foi membro da Associação Internacional de Resíduos Sólidos, entre outros. Tem mais de cem publicações científicas, orientou 30 teses académicas, participou em diversos projetos de investigação (inclusive com o Governo português, o Conselho da Europa e a NATO), lecionou em universidades de vários países, deu palestras em três continentes e foi avaliador de concursos internacionais.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho