Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Chamas fora de controlo alastram a nove freguesias de Monção
Semana Santa pelos olhos dos mais novos

Chamas fora de controlo alastram a nove freguesias de Monção

Vizela moderniza Parque das Termas

Chamas fora de controlo alastram a nove freguesias de Monção

Casos do Dia

2017-10-16 às 06h00

Redacção Redacção

O incêndio que deflagrou anteontem à noite, pouco depois das 20 horas, na localidade de Merufe, tomou proporções preocupantes e levou à activação do plano municipal de protecção civil de Monção. O plano foi activado pelas 13.30 horas, numa altura em que já havia registo de casas (desabitadas) queimadas e populações evacuadas, concretamente na localidade de Bela. Em Barbeira, cerca de 50 idosos de um lar foram também evacuados para o pavilhão da escola EB 2/3 local devido ao incêndio.

Citação

O incêndio que deflagrou anteontem à noite, pouco depois das 20 horas, na localidade de Merufe, tomou proporções preocupantes e levou à activação do plano municipal de protecção civil de Monção.
O plano foi activado pelas 13.30 horas, numa altura em que já havia registo de casas (desabitadas) queimadas e populações evacuadas, concretamente na localidade de Bela.
Em Barbeira, cerca de 50 idosos de um lar foram também evacuados para o pavilhão da escola EB 2/3 local devido ao incêndio.

Os idosos foram transportados por viaturas da cruz vermelha, do centro paroquial e social de Barbeita, com funcionários da Câmara Municipal a fazer o acompanhamento e orientação, referiu Conceição Soares, vice-presidente da Câmara de Monção. A responsável avançava ainda que havia já “quatro bombeiros feridos, sem gravidade”.
“São ferimentos ligeiros provocados por queimaduras ligeiras, inflamações oculares, e exaustão”, referiu a autarca, dizendo “ser impossível, nesta fase, saber quantas casas arderam”.

O incêndio levou também ao corte de estradas, nomeadamente da Estrada Municipal entre Longos Vales e Merufe.
Pelas 19.30 horas de ontem o incêndio ainda estava activo, com duas frentes, e era combatido por 239 operacionais, apoiados por 70 viaturas. Segundo a página da Protecção Civil na internet, também se mantinha cortada a estrada municipal entre Longos Vales e Merufe.
A essa hora, Conceição Soares referia que as chamas estavam “fora de controlo” e já atingiam nove freguesias daquele concelho.

“São muitos focos de incêndio. Estamos a fazer os possíveis e os impossíveis mas, nesta fase, não estamos sequer preocupados em controlar o incêndio. A nossa prioridade é salvar pessoas e bens. As chamas estão incontroláveis”, disse Conceição Soares.
A responsável, que se encontra a acompanhar a situação no posto de comando da Autoridade Nacional da Protecção Civil, estacionado na freguesia de Longos Vales afirmou que “alguns núcleos urbanos das freguesias afectadas estão rodeados de focos de incêndio”.

“Há casas ameaçadas um pouco por todo o lado”, disse.
Merufe, Barbeita, Troviscoso, Longos Vales, Bela, Lordelo, Sago, Parada, Anhões eram as freguesias atingidas pelas chamas.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho