Alunos recebidos em festa na EB1 de Nogueira

As Nossas Escolas

autor

Teresa M. Costa

contactar num. de artigos 2400

Foi ao som do hino da escola, cantado pelos mais velhos, e em ambiente de festa, que os alunos do 1.º ano foram ontem recebidos na Escola Básica do 1.º ciclo (EB1) de Nogueira, concelho de Braga, para o arranque de mais um ano lectivo.
Os pais e encarregados de educação também puderam acompanhar os primeiros momentos na escola. “A recepção das crianças é sempre uma festa” assume a coordenadora da EB1 de Nogueira, Ana Maria Lopes, que realça o objectivo de que “as crianças se sintam felizes, aliado a um saber bem alicerçado”.

E se todos os alunos são importantes, “há um especial cuidado com a integração dos que chegam à escola pela primeira vez” refere Ana Maria Lopes, explicando que houve já um primeiro contacto com o estabelecimento e com os professores, em Junho, com uma visita que abrangeu as crianças do jardim de infância ligado à escola, do Jardim de Infância do Monte e do jardim de infância do Centro Social da Paróquia de Nogueira, de onde provém a maioria dos alunos.

Este ano, a EB1 de Nogueira retomou o apadrinhamento em que os alunos do 2.º ano apoiam os do 1.º. Além da troca de lembranças, os alunos mais ‘velhos’ encaminham os novos colegas no recreio e na exploração do recinto escolar e promovem o conhecimento dos professores e dos funcionários. “Uma experiência que tem sido muito positiva” e que se estende às crianças que frequentam o ATL do Centro Social da Paróquia e que os colegas encaminham, nos primeiros dias do ano lectivo, para o autocarro, garante a coordenadora do estabelecimento.

A EB1/JI de Nogueira, a segunda maior do concelho, acolhe, no total, 262 alunos e não tem capacidade para mais. “É uma escola com muita procura e não conseguimos acolher todas as crianças que cá se matriculam” aponta Ana Maria Lopes, que confirma que a procura tem crescido. Este ano, a EB1 tem menos uma turma, por opção da direcção do Agrupamento, e inclui duas turmas mistas.

No que toca a instalações, a expectativa é que a EB1 de Nogueira venha a ser alvo de obras de fundo. Mesmo assim, tem havido pequenas intervenções, refere a coordenadora.
O que falta em instalações, sobra em “calor humano, afectividade e dedicação” garante Ana Maria Lopes que destaca a qualidade do corpo docente e dos assistentes operacionais, que contribuem para “um bom ambiente de aprendizagem” que abre caminho a “alunos nem preparados e com os alicerces bem fundamentados”.
A coordenadora realça ainda a boa colaboração com a Associação de Pais, “sempre disponíveis” e as inúmeras actividades desenvolvidas ao longo do ano para complementar as aprendizagens.

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia