Agrupamento de Escolas de Celeirós abriu o ano lectivo com a atribuição de prémios de mérito, excelência e valor

As Nossas Escolas

autor

Teresa M. Costa

contactar num. de artigos 2454

O Agrupamento de Escolas de Celeirós abriu ontem o ano lectivo em grande com a atribuição de prémios de mérito, excelência e valor a mais de três dezenas de alunos.
A sessão solene, que juntou alunos, pais, professores e pessoal não docente, além da vereadora da Educação do Município de Braga, Lídia Dias, e do presidente da União de Freguesias de Celeirós, Aveleda e Vimieiro, António Veiga, entre outros convidados, serviu também para traçar um retrato do Agrupamento e para dar a conhecer a toda a comunidade educativa os projectos para mais um ano lectivo.

Para a directora do Agrupamento, Célia Simões, um novo ano lectivo é sempre “um desafio”, este, em particular, porque chegou a hora de traçar um novo projecto educativo e um novo regulamento interno para o próximo quadriénio.
Aproveitando a presença de toda a comunidade educativa, Célia Simões realçou que o projecto educativo “não pretende ser uma construção de gabinete”, mas antes o resultado da vontade da comunidade, pelo que desafiou todos a consultar e a dar sugestões.

A directora considera ter “boas condições físicas e materiais” nos sete estabelecimentos educativos que compõem o Agrupamento, mas acredita que o ano trará novidades “para melhorar ainda mais o parque escolar”.
Neste contexto, Célia Simões conta com a colaboração do município para avançar com intervenções no pavilhão desportivo, no pbx, a par de questões de segurança.
A directora não tem dúvidas: “com excelentes escolas, excelentes profissionais, temos condições para a promoção do sucesso educativo e para ter excelentes alunos”.

A vereadora da Educação reconhece que “o Agrupamento tem boas condições”, mas considera que “é preciso trabalhar por condições melhores” e anunciou a intervenção a realizar na EB1 de Figueiredo para retirar a cobertura em fibrocimento e melhorar as condições da escola.
O presidente do Conselho Geral do Agrupamento de Celeirós, Mário Sérgio Silva, sublinhou o a importância da sociedade ter “pessoas bem formadas e informadas”, aludindo ao papel da escola nesta matéria.
Mário Silva incentivou os alunos, lembrando que “todos somos bons nalguma coisa, depois é preciso trabalhar e sonhar”.

Uma esplanada inaugurada e um auditório para construir

A abertura do novo ano lectivo no Agrupamento de Escolas de Celeirós ficou ontem marcada pela inauguração, na escola-sede, da esplanada que pretende ser mais um espaço de convívio para os alunos.
A esplanada foi o projecto submetido ao Orçamento Participativo promovido o ano passado pelo Ministério da Educação. “É um projecto feito por vós, escolhido por vós e que está cá para usufruírem de momentos de lazer” afirmou ontem a directora do Agrupamento, Célia Simões, no momento da inauguração que precedeu a sessão solene de abertura do ano lectivo.

O Orçamento Participativo garantiu uma verba de 500 euros e o Agrupamento complementou com o necessário para instalar a esplanada.
Mas este não é o único projecto que o Agrupamento implementou graças aos orçamentos participativos. No caso do Orçamento Participativo Escolar, promovido pelo município de Braga, Celeirós avançou, na edição deste ano, com três projectos e teve um aprovado que será concretizado, durante o corrente ano lectivo.

Graças àquela projecto, a escola-sede do Agrupamento será dotada de um auditório, revelou Célia Simões.
A vereadora da Educação, Lídia Dias, também elogiou o Agrupamento de Celeirós como “um vencedor” em matéria de orçamento participativo, lembrando que “já conseguiu fazer a diferença e ter um conjunto de projectos”.

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia