Maria Teresa Teixeira e Guilherme Correia são os melhores alunos do Colégio Dom Diogo

Ensino

autor

Marta Amaral Caldeira

contactar num. de artigos 1675

Maria Teresa Teixeira e Guilherme Correia foram ‘os melhores entre os melhores’ alunos que concluíram o 12.º ano de escolaridade no Colégio Dom Diogo de Sousa. Com uma média de 20 valores - 200 pontos acumulados depois dos exames nacionais - os dois jovens estudantes receberam, ontem, o prémio Monselhor Elíseo Araújo.

Foi com uma plateia repleta de colegas e professores em pé e a aplaudir que os agora ex-alunos do Colégio Dom Diogo de Sousa galardoados foram ontem recebidos para a cerimónia de entrega de prémios, que homenageia o seu percurso escolar e a sua excelência pelo mérito alcançado e reconhecido.
O suporte familiar e de amigos e a excelência da escola no seu todo foram as características mais sublinhadas pelos dois alunos de mérito, que ingressaram, claro, na sua primeira opção no concurso de acesso ao Ensino Superior - um para o curso de Engenharia de Gestão Industrial da Universidade do Porto e outro para o curso de Medicina da Universidade do Minho.

Aos 18 anos, Maria Teresa Teixeira espera um dia suceder aos negócios do pai, empresário, de sorriso estampado no rosto doou o seu prémio a uma causa solidária e demonstrou a “felicidade” que sentiu ontem - um sentimento que fez questão de estender a todos os colegas e professores e à sua família que ao longo dos anos a acompanharam e com quem quis partilhar o prémio.
A jovem aluna de mérito indicou que “é preciso ter muita disciplina e organização e ter também momentos de escape e outros interesses - no meu caso amo o ballet e adoro ler e escrever”.

Guilherme Correia, também de 18 anos, estava muito feliz, frisando que “a família e os amigos são muito importantes para o nosso sucesso e também é preciso muito trabalho”.
O estudante que prossegue agora os seus estudos na área da Medicina assinala o importante trabalho que o colégio leva a cabo, no sentido de formar bons alunos e bons cidadãos.
O administrador do Colégio Dom Diogo de Sousa, António Araújo, destaca “o orgulho” que a instituição tem nos seus alunos de mérito.

“Este ano tivemos 145 alunos que terminaram o 12.º ano - sendo que 30 por cento destes ingressou nos quatro cursos superiores com médias mais elevadas: Engenharia Aeroespacial, Engenharia Física, Engenharia de Gestão Industrial e Medicina”, indicou o responsável, acrescentando, ainda, que 90 por cento dos alunos do 12.º ano “conseguiram entrar na sua 1.ª opção no Ensino Superior”.

“Este colégio deu-nos educação e valores para a vida”

Quanto ao Colégio Dom Diogo de Sousa, a jovem aluna de mérito Maria Teresa Teixeira diz que recebeu muito. “Deste colégio recebi uma educação exemplar e muitos valores que levo para a vida”. Uma opinião partilhada pelo colega e também aluno de mérito Guilherme Correia.
Dando a conhecer um pouco como foi construído este seu percurso académico de excelência dentro do Colégio Dom Diogo de Sousa, Maria Teresa Teixeira indicou que para tudo “é preciso trabalhar”.

“Tenho desde sempre um método de estudo que para mim resulta e que é basicamente fazer resumos diariamente das matérias leccionadas, mas é claro que é preciso ter disciplina e empenho e momentos em que façamos algo que realmente gostemos e eu nunca prescindi nem do ballet nem de estar com amigos ou com a minha família e foi tudo isto junto que me permitiu ter estes resultados”, disse.

O também premiado estudante Guilherme Correia assinalou também a importância da família e dos amigos como suporte imprescindível para ter conseguido a distinção. “É claro que o bom ambiente do Colégio Dom Diogo de Sousa e dos excelentes professores e auxiliares também contribui muito para que os resultados académicos sejam de excelência”, referiu.
“Desde colégio levo excelentes memórias, de excelentes pessoas e sinto já saudade porque esta foi durante muito tempo a minha segunda casa”, disse Guilherme.

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia