Esposende: Galaicofolia regressa ao Castro de S. Lourenço

Cávado

autor

Redacção

contactar num. de artigos 34684

O Castro de S. Lourenço, em Vila Chã, Esposende, vai acolher, no próximo fim-de-semana, mais uma edição da ‘Galaicofolia - 2000 anos de festa’, um evento promovido pela Câmara de Esposende, em parceria com a Junta de Vila Chã e que este ano tem como tema principal o sal.
As novidades do evento são a representação da grande instituição que assumia o casamento (Romanae Nuptiae) na sociedade romana e o acampamento romano que será representado pela tenda do general, as tendas militares, paliçada e torres e triclinium e colunas.

No Castro de S. Lourenço será recriado o ‘modus vivendi’ da aldeia galaica que ali existiu, numa iniciativa que integra o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo do Município de Esposende e visa promover a cultura do noroeste peninsular, área de influência da Cultura Galaica.
A organização disponibiliza transportes gratuitos a partir da cidade de Esposende (na paragem junto ao Mercado) até ao evento e, nas imediações, estarão disponíveis parques de estacionamento.

O presidente da Câmara, Benjamim Pereira, aponta a Galaicofolia como “uma marca do Município que visa afirmar o concelho no plano turístico e divulgar o património concelhio, contribuindo também para a dinamização da economia local”. O edil enquadra o evento na estratégia de promoção e valorização do concelho, que passa não só por atrair mais turistas e visitantes, mas também por fixar população.

A Galaicofolia apresentará várias áreas temáticas, possibilitando uma oferta para todo o tipo de públicos.
No Espaço Zythos (Spatium Zythos), termo grego para denominação de cerveja, podem encontrar-se petiscos, cerveja artesanal e cidra. Na zona alimentar (Tabernae), pode encontrar-se comida galaica e romana, com destaque para os pratos de caça.

No Curral (Stabulum), estarão concentrados os animais domésticos que faziam parte do quotidiano da vida dos galaicos e no Mercado Romano (Fórum), onde estarão artesãos a trabalhar ao vivo, podem negociar-se os materiais, utensílios, adornos e produtos alimentares.
Os espaços comuns, como o Mercado Romano, a Muralha, o Castro, o Acampamento Romano e a Arena acolhem diversos espectáculos, cabendo nesta última a recriação do treino de soldados, o combate de gladiadores e demonstração de tiro.

Haverá ainda workshop’s dos ofícios de cordoaria e ferreiro, demonstração de voo de aves de rapina, recriações teatrais e desfile que captará, com toda a certeza, a atenção do visitante.
Enraizarte e Gambuzinos garantem a animação musical, mas a oferta alarga-se à recriação teatral, pelo Perjocum, a espectáculos de fogo, com o Jugling Fire e demonstrações de aves de rapina.

Pelo caminho, há oportunidade para experimentar a queimada galaica e provar a gastronomia bimilenar.
Para os mais novos há o espaço Caturo (Ludus Caturi), local reservado a jogos, oficinas, histórias e muitas brincadeiras.

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia