Casa das Marinhas aberta a visitas

Cávado

autor

Redacção

contactar num. de artigos 33969

A Casa das Marinhas, propriedade do Município de Esposende estará aberta a visitas, de quarta-feira a domingo, durante os meses de Verão.

A Casa das Marinhas adquire papel fundamental para o município, no plano de dinamização pedagógica do património cultural, proporcionando o conhecimento do legado cultural do seu autor, o arquitecto Viana de Lima. Esta é uma oportunidade para conhecer mais detalhadamente esta obra do património modernista e o seu autor.

Funcionando, de quarta a sexta-feira, de Julho a Setembro, das 14 às 17 horas e aos sábados e domingos a partir das 10.30 horas, a Casa das Marinhas pode ser enquadrada no conceito de heterotopia, projectado pelo filosofo Michel Foucault, uma vez que a casa pode ser considerada como um lugar que possui múltiplos sedimentos de significação ou de ligações com outros lugares e não pode ser compreendida imediatamente.

A Casa das Marinhas acumula níveis de informações/conhecimentos que após uma vista atenta é possível observar. A história de vida do arquitecto Viana de Lima, a história da arquitectura ou a história da Casa das Marinhas fundem-se no objecto de arquitectura.
Viana de Lima produziu alguns dos ícones da história da arquitectura portuguesa e é considerado como um dos principais responsáveis pela implementação do Movimento Moderno da arquitectura em Portugal.

O imóvel é um monumento de interesse público de acordo com a Portaria n.º 740-FA/2012. A classificação da Casa das Marinhas reflecte o génio do respectivo criador; o valor estético e técnico do bem; bem como a concepção arquitectónica e paisagística. A Casa das Marinhas foi construída em 1954, projecto da autoria do arquitecto Viana de Lima. A moradia foi desenhada e construída como habitação de descanso familiar, manifestando alusões a arquitectura do Movimento Moderno e espelhando a vivência do próprio produtor.

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia