Montalegre: busto de Carlos Machado inaugurado

Nacional

autor

Redacção

contactar num. de artigos 33969

A União de Freguesias de Venda Nova e Pondras inaugurou um busto em homenagem a Carlos Machado, fundador do concurso pecuário e responsável por diversas iniciativas que alavancaram o desenvolvimento local.

A obra em bronze, colocada numa zona nobre, é um tributo enquadrado no programa '+ Cultura na Freguesia'. A cerimónia contou com a presença do executivo municipal.

No dia em que se realizou mais uma edição do concurso pecuário de raça barrosã, na Venda Nova, concelho de Montalegre, a União de Freguesias inaugurou um busto em homenagem ao seu fundador, Carlos Machado. Um momento emotivo na presença dos familiares e onde a população recordou a generosidade, inteligência e ousadia de um homem que, não sendo natural do concelho, dedicou parte significativa da sua vida a esta localidade. Para além de ter criado o concurso pecuário de raça barrosã foi o responsável pela primeira concessão de transportes entre Braga e Venda Nova e vice-versa.
 


TEM A PALAVRA
 
Orlando Alves | Presidente da Câmara de Montalegre
«É uma homenagem justa porque é sempre tempo de expressar reconhecimento e gratidão. Não tive a oportunidade de o conhecer mas pelo que foi dito acerca dos traços biográficos, constata-se que era um homem muito avançado para a época, com cultura e que prezava valores e princípios. Trabalhou na defesa e promoção da sua terra, perspetivando o futuro. Fico satisfeito com este gesto de reconhecimento e gratidão».
 
António Reis | Presidente da União de Freguesias de Venda Nova e Pondras
«Esta homenagem era mais do que devida e merecida. Foi um homem que lutou pela sua terra em várias áreas. Foi um grande dinamizador desta zona e um cidadão exemplar. Esta foi a forma de mostrarmos a nossa gratidão».
 
Maria Machado | Neta
«Agradecemos esta reconhecida homenagem. O meu avô foi um homem que nos marcou e que marcou esta comunidade. Agradecemos todo este carinho».
 
Alcina Machado | Neta
«Foi uma homenagem muito merecida e emotiva. Sentimo-nos satisfeitos por percebermos que o nosso avô ainda pode ser uma referência na região. Era uma pessoa muito especial. Tínhamos uma enorme admiração e carinho por ele».



*** Nota do Gabinete do Comunicação da C.M. Montalegre ***

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia