Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Albergue de Marinhas valoriza caminho da costa para Santiago
Associação Vida Independente alarga capacidade de resposta

Albergue de Marinhas valoriza caminho da costa para Santiago

Cerveira desafiou jovens para participação num peddy-paper

Albergue de Marinhas valoriza caminho da costa para Santiago

Cávado

2017-05-24 às 12h34

Redacção Redacção

O 6.º aniversário do Albergue de S. Miguel, em Marinhas, foi assinalado com uma caminhada pelo Caminho de Santiago pela costa, entre S. Pedro de Rates e o Albergue de S. Miguel, e o bota abaixo da réplica da Barca de Passagem na Barca da Lago. A iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira. Cerca de 130 pessoas integraram a caminhada, que se iniciou na igreja românica de São Pedro de Rates, com passagem pela Lagoa Negra, em Barqueiros, local onde existiu na época romana uma antiga exploração aurífera.

Citação

O 6.º aniversário do Albergue de S. Miguel, em Marinhas, foi assinalado com uma caminhada pelo Caminho de Santiago pela costa, entre S. Pedro de Rates e o Albergue de S. Miguel, e o bota abaixo da réplica da Barca de Passagem na Barca da Lago. A iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira.
Cerca de 130 pessoas integraram a caminhada, que se iniciou na igreja românica de São Pedro de Rates, com passagem pela Lagoa Negra, em Barqueiros, local onde existiu na época romana uma antiga exploração aurífera.

Após o almoço em Fonte Boa, fez-se o bota baixo da réplica da barca de carga que outrora funcionou neste lugar. Os participantes fizeram a travessia do rio Cávado para o lado de Gemeses da Barca do Lago, a bordo desta embarcação.
A caminhada prosseguiu depois até ao Albergue de S. Miguel, onde foi comemorado o 6.º aniversário deste renovado equipamento, que tem vindo, de ano para ano, a aumentar o número de peregrinos que ali pernoitam.

Em actividade desde Maio de 2011, o albergue acolheu nesse primeiro ano 151 peregrinos, em 2012 foram 336 os que pernoitaram naquelas instalações, em 2013 foram 655, em 2014 registaram-se 1 103, em 2015 foram 1 951 e, no ano passado, houve 3 474 peregrinos a usar o Albergue de S. Miguel para pernoitarem. Relativamente a 2016, os polacos foram os peregrinos que pernoitaram mais vezes no albergue, seguido dos alemães, sendo que o mês de maior adesão foi Agosto, com 1066 peregrinos.

Este crescendo do número de peregrinos é fruto do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no âmbito do acordo de cooperação institucional, assinado em Julho de 2011, entre os municípios do Porto, Maia, Matosinhos, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Esposende, Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença, para a investigação, promoção e dinamização do Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade
Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho