Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Trilho do Castelo de Penafiel de Bastuço revela património de Passos S. Julião e Cabreiros
Câmara Municipal aprova protocolo para o fornecimento de carne cachena nas escolas de Arcos de Valdevez

Trilho do Castelo de Penafiel de Bastuço revela património de Passos S. Julião e Cabreiros

CDP Awards Europe: Guimarães foi a única cidade portuguesa premiada

Trilho do Castelo de Penafiel de Bastuço revela património de Passos S. Julião e Cabreiros

Braga

2017-05-22 às 09h09

Miguel Viana Miguel Viana

O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, inaugurou ontem o trilho ‘Na Senda do Castelo de Penafiel de Bastuço’, nas freguesias de Passos S. Julião e Cabreiros. O trilho foi o primeiro a ser homologado no âmbito da Rede de Percursos Pedestres de Braga. “Foi graças à colaboração entre a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal, que dando sequência ao processo desenvolvido pela ‘Itineris’(cooperativa de qualificação turística e territorial), permitiu fazer todo este trabalho de sinalização, de promoção, de qualificação do trilho para que muitas pessoas possam usufruir de um espaço de contacto com a natureza”, explicou Ricardo Rio.

Citação

O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, inaugurou ontem o trilho ‘Na Senda do Castelo de Penafiel de Bastuço’, nas freguesias de Passos S. Julião e Cabreiros.
O trilho foi o primeiro a ser homologado no âmbito da Rede de Percursos Pedestres de Braga. “Foi graças à colaboração entre a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal, que dando sequência ao processo desenvolvido pela ‘Itineris’(cooperativa de qualificação turística e territorial), permitiu fazer todo este trabalho de sinalização, de promoção, de qualificação do trilho para que muitas pessoas possam usufruir de um espaço de contacto com a natureza”, explicou Ricardo Rio.

O autarca acrescentou que a Rede de Percursos Pedestres de Braga pode contribuir para a promoção turística das freguesias aderentes.
“Termos uma rede integrada de percursos obviamente que se torna, não apenas um espaço para a prática de desporto, mas também um pólo de atracção turística para o concelho de Braga”, declarou Ricardo Rio.

O presidente da Junta da União de Freguesias de Cabreiros e Passos S. Julião, José Silva, referiu que o trilho resultou da vontade da freguesia em valorizar o património local. “Criamos uma parceria com a cooperativa ‘Itineris’ e pedimos para fazerum projecto devidamente homologado pela Federação Portuguesa de Atletismo e tomamos a iniciativa de estruturarmos esse percurso pedestre. Elaboramos o projecto e depois pedimos apoio à câmara”, explicou o autarca de Cabreiros e S. Julião de Passos.

O trilho, assegurou José Silva, é importante para a freguesia, na medida em que “salientamos a importância deste ‘pulmão verde’ para todo o concelho. No fundo é uma valorização ambiental, patrimonial e paisagística da nossa freguesia”.
Um dos aspectos marcantes é o facto de dar a conhecer o local onde em tempos foi edificado o Castelo de Penafiel de Bastuço.

“Foi feito um estudo histórico e de identificação dos elementos naturais, geológicos, paisagísticos e patrimoniais mais importantes. Depois havia que os ligar de forma apelativa, mas também envolto numa narrativa cujo tema principal é o antigo Castelo de Penafiel de Bastuço. Era a capital de uma zona de 100 quilómetros quadrados”, explicou Nuno Alpoim, da direcção da ‘Itineris’.

Os cerca de 150 participantes (entre os que percorreram o trilho a correr ou a andar) passaram por lugares históricos das duas freguesias como a zona agrícola do sopé do Monte do Eiró, a Quinta da Machada (no Lugar do Ferreiro), o local onde esteve edificada até ao século XIX a Igreja de S. Tomé, o vale do rio Labriosque, o monte e penedo do Castelo de Penafiel de Bastuço, o Lugar da Torre, a Casa do Souto e a Igreja de Passos S. Julião. Uma parte do percurso realiza-se por entre macieiras com as variedades de maçãs do Minho.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho