Dor “é um dos maiores desafios da Medicina”

Braga

autor

Patrícia Sousa

contactar num. de artigos 1806

Por a dor ser “um dos maiores desafios da medicina agora e no futuro”, faz todo o sentido a discussão do tema porque “é transversal a toda a actividade de saúde”, admitiu, ontem, o médico fisiatra e responsável pela Consulta da Dor do Hospital de Braga, Filipe Antunes, à margem das Jornadas de Medicina Física e de Reabilitação na Dor. Para os especialistas que estiveram reunidos no Hospital de Braga a formação constante e a investigação são fundamentais nesta área.

Actualmente com 50 a 60 doentes atendidos por semana, sendo 10 a 12 primeiras consultas, a Consulta da Dor é uma unidade em que “é preciso referenciação” através da clínica geral e dos centros de saúde.

“A dor, a disfunção e a depressão vão ser os grandes desafios da medicina e são áreas transversais a toda a gente, a todos os hospitais e a todos os centros de saúde, a toda a sociedade”, constatou ainda aquele responsável, explicando que a Consulta da Dor é composta por “uma equipa multidisciplinar, com apoio da Anestesia, da Medicina Física e de Reabilitação, de Enfermagem, de Psicologia, ou seja, junta vários saberes para tentar responder e ser útil a quem procura”.

A maior parte dos doentes com dor crónica têm patologia músculo-esquelética. Filipe Antunes defendeu ainda a necessidade da existência destas estruturas, que estão espalhadas pelos grandes hospitais.

Ainda na sessão de abertura das jornadas, o director clínico do Hospital de Braga, Bessa Peixoto, alertou para a necessária “diferenciação” através da formação contínua, inovação e investigação, realçando aqui o trabalho realizado pelo Centro Clínico Académico.

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia